Pefoce participa do I Fórum Regional da Rede Pontos de Luz que visa integrar órgãos de atendimento e proteção às vítimas de violência sexual e doméstica

30 de maio de 2022 - 15:44 # # # # #

Ascom Pefoce

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou de fórum estadual que discute o acolhimento, proteção e cuidados às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual. O I Fórum Regional da Rede Pontos de Luz da Superintendência de Fortaleza, realizado na , pela Célula de Regulação, Avaliação e Monitoramento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ocorreu na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

O evento contou com palestras e mesa-redonda com profissionais da saúde, segurança pública, assistência biopsicossocial e outras frentes de atuação para discutir o contexto da violência, atenção básica, integração e ações dos órgãos governamentais e entidades de enfrentamento e proteção das vítimas.

A Pefoce participou do evento sendo representada pela médica perita legista, Ana Leopoldina, que é supervisora do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), núcleo da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) dedicado às perícias de constatação de crime sexual e exame de lesão corporal em contexto de violência doméstica em mulheres, crianças e adolescentes.

Em sua apresentação, a médica perita legista que também é ginecologista apresentou como é realizado o trabalho desempenhado pela Pefoce e falou da importância do trabalho pericial nessa rede integrada para o combate aos crimes sexuais e de violência doméstica. “O objetivo da nossa apresentação foi mostrar para os profissionais da área da saúde como se dá o trabalho da Pefoce dentro do contexto de atendimento pericial às vítimas de violência, e como atuamos em conjunto com a polícia militar, polícia civil fazemos parte dessa rede integrada de atendimento que está se organizando no Estado do Ceará”, explicou Ana Leopoldina.

Integração

De acordo com a secretária-executiva de Políticas de Saúde (Sepos) da Sesa, Luciene Alice da Silva, representando o titular da pasta, Marcos Gadelha, o objetivo da Rede Pontos de Luz é atuar de forma integrada com diversos órgãos públicos. “Nós temos que trabalhar em parceria com todos os atores, como as secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS, da Educação (Seduc), os Ministérios Público e a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dececa). Todos nós, juntos, podemos buscar soluções de acolhimento a esse público, pois, infelizmente, ainda é o mais afetado pela violência”, disse.