Sema realiza capacitação em “Técnicas de Jardinagem” para internos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo

3 de junho de 2022 - 16:05 # # # #

Ascom Sema - Texto e Fotos

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou a 2º capacitação com internos da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo, no município de Pacatuba. A capacitação, “Técnicas de Jardinagem para produção de mudas” ocorreu dia 2 de junho, articulada pelo policial penal Elmas Fernandez, e foi ministrada pelos técnicos Christopher Morais, da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema); e Mauro Mariano, do Parque Estadual Botânico do Ceará.

A capacitação contou com 30 internos e o objetivo foi instruir os detentos sobre as técnicas para o sucesso de produção e propagação das plantas para fins de uso sustentável e comercialização. O treinamento se constituiu de um módulo teórico e outro prático. A parte teórica mostrou aos participantes as técnicas de produção de mudas por sementes, explicando como deve ser feita a coleta, o armazenamento, a quebra de dormência, o plantio e os cuidados para o desenvolvimento da planta.

Além disso, foram ensinadas técnicas de produção por multiplicação de indivíduos a partir de porções vegetativas das plantas, em razão da capacidade de regeneração dos órgãos vegetativos, como é o caso da enxertia, estaquia, mergulhia, cepa, alporquia e por estruturas especializadas (estolões, rebentos e rizomas). A prática foi realizada na área de jardinagem e horta já existentes na Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo. No local, os internos plantaram mudas medicinais como boldo, penicilina e ora-pro-nóbis, reproduzindo técnica de enxertia e estaquia.