CGD participa de seminário internacional sobre boas práticas no controle interno da atividade policial

21 de junho de 2022 - 16:57 # # # # #

Ascom CGD

Representantes das forças policiais e de segurança do Brasil – estado do Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo – Chile, Paraguai e Panamá.

A gestão de boas práticas em atividade correicional foi tema abordado pelo Controlador Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Rodrigo Bona Carneiro, durante Seminário Internacional de Boas Práticas no Controle Interno da Atividade Policial, promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O seminário propõe gerar um espaço de diálogo horizontal entre as corregedorias do continente em que possam trocar de forma construtiva suas experiências no controle interno das forças policiais e de segurança em relação à violência, ao uso da força, procedimentos de investigações e o respeito e a promoção dos direitos humanos. Reúne representantes das forças policiais e de segurança do Brasil – estado do Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo – Chile, Paraguai e Panamá, além de representantes da Força Nacional, Tribunal de Justiça Militar e Ministério Público brasileiros.

De acordo com o controlador Rodrigo Bona, o encontro proporciona uma oportunidade para criação de um canal de troca de informações e práticas policiais entre as diversas organizações presentes. “O seminário é importante para fomentar normas administrativas e disciplinares, além da disseminação de boas práticas entre os órgãos em prol de um objetivo comum, que é melhorar o conhecimento e compreensão da lei e pensar estratégias de melhorias operacionais para atender às necessidades da sociedade”. O coordenador de inteligência da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Jacob Stevenson de Santana Carvalho, e o coronel Roberto Sanders também participaram do seminário.