Porto Iracema das Artes leva formação em artes para o interior do Ceará com o Projeto aBarca

30 de junho de 2022 - 10:27 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

 

Iniciativa percorre dez municípios e atende jovens de 15 a 29 anos

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – percorre dez municípios do Ceará com o Projeto aBarca, expandindo as ações de formação em artes para o interior do estado. O projeto prevê cursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, envolvendo jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social. Além de formação, estão previstas ações de fruição e criação artísticas, com orientações para inserção dos jovens no mercado da cultura. Os investimentos da ordem de R$ 1 milhão 700 mil são oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

O projeto aBarca realizará 100 cursos de iniciação às artes, articulados em percursos formativos de até cinco módulos, com carga horária de 150 horas, oferecendo um total de 1.500 bolsas no valor de R$ 200,00. As cidades que receberão o projeto são: Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Para todos os cursos serão adotadas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 sobre políticas afirmativas e de acessibilidade para promoção da cidadania cultural e desenvolvimento da economia da cultura do Estado, sendo reservadas 50% das vagas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais, transgêneros e não binárias.

As atividades do projeto aBarca tiveram início com a 1ª edição do Laboratório de Música Porto Vila Cariri, feito em parceria com a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. A iniciativa selecionou quatro projetos de artistas residentes no Cariri, que serão desenvolvidos até dezembro de 2022: “Terreiros de Santo, Terreiros de Guerreiro”, “As Canções de Maria”, “Raízes do Violão e da Rabeca no Reisado: Desafios na Manutenção da Prática” e “Dentre Todas Elas, Dentre Tantas Outras: Uma Canção Para Cada Cantora”. Os projetos do Laboratório também recebem bolsas de estudos.

A cidade de Quixadá será o primeiro município a receber a programação de cursos básicos nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais. Os demais municípios serão integrados na sequência do semestre, com as mostras finais de conclusão das atividades previstas para o mês de dezembro. A diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, acentua a importância do projeto. “Estamos realizando um desejo antigo de chegarmos ao interior do Ceará. A escola já envolveu vários artistas do interior em diversos programas, mas agora estamos chegando nos municípios, numa forte articulação com parceiros locais” – diz a professora, observando a importância da expansão das políticas de formação da Secretaria da Cultura do Ceará/Instituto Dragão do Mar.

O coordenador geral dos Cursos Básicos da Porto Iracema, Edilberto Mendes, detalha a proposta do projeto aBarca. “A formação é construída em perspectiva continuada, com o propósito de gerar núcleos de criação artística que sejam espaços de referência para jovens da região, de modo a estimular encontros, estudos e experimentações”, conclui.

O diretor de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar, Lenildo Gomes, explica a importância da ampliação das ações da Porto Iracema para a cultura cearense. “Com esse projeto, não somente a realização das atividades da Porto avançam em direção às cidades do interior do Ceará, mas, com ele, as políticas públicas para a cultura desenvolvidas pela Secult e pelo IDM têm importante ampliação no âmbito da interiorização das mesmas. Dessa maneira, ações vinculadas ao projeto, como a garantia de acesso para pessoas historicamente vulnerabilizadas no campo das artes e das culturas representam passo fundamental na decisão política de corrigir tais desigualdades.”

Financiado pelo Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza), as atividades serão trabalhadas de forma integrada e articulada com diversas instituições parceiras, das públicas às não governamentais, para que sejam articulados espaços e ações nos municípios selecionados.

Nas dez localidades do Ceará que recebem o projeto foram estabelecidos diálogos com gestores municipais, com as Secretarias de Cultura e do Trabalho e Desenvolvimento Social, além de lideranças comunitárias e artistas locais visando construir e articular as formações e estabelecer estratégias para uma busca ativa dos jovens que farão partes dos cursos do projeto aBarca. O critério de seleção dos territórios levou em conta as cidades com maiores índices de vulnerabilidade social.

Precarização da juventude motivou criação do aBarca

De acordo com a Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, realizada pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) no ano de 2020, 27% dos jovens na faixa etária de 15 a 29 anos pararam de trabalhar durante aquele período, reduzindo assim a renda familiar em 49% dos entrevistados.

Pensando na potência do campo cultural para a atração desse público, uma área que se mostra receptiva aos trabalhadores que normalmente se inserem no mercado de trabalho de forma precária, aBarca visa incentivar a economia criativa local e desenvolver iniciativas para promover a revitalização de áreas urbanas degradadas ou mesmo o desenvolvimento de áreas rurais com herança de patrimônio cultural.

Além de formar artistas que atuarão no mercado de trabalho local, o objetivo também é firmar parcerias com organizações não governamentais e governamentais e difundir os conhecimentos gerados dentro das atividades.

Serviço

Porto Iracema das Artes apresenta as atividades do projeto aBarca
Local: Dez municípios do interior do Estado receberão o projeto
Mais informações no site da Escola