Revista DoCEntes de dezembro aborda importância da interdisciplinaridade

6 de dezembro de 2022 - 15:33 # # # #

Ascom Seduc

A edição mais recente da Revista DoCEntes, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), traz à tona a discussão sobre a organização teórica e metodológica do processo de ensino e aprendizagem através da interdisciplinaridade.

Os desafios ainda presentes nos processos de ensino/aprendizagem têm mostrado que os caminhos da fragmentação podem alargar a hierarquia entre sujeitos e objetos do conhecimento. Diante desse legado histórico e epistemológico, os docentes/pesquisadores sentiram-se incentivados a refletir sobre a sua prática no cotidiano escolar.

Como proceder para que os estudantes compreendam os conhecimentos de uma maneira integral, uma vez que a realidade é complexa e dialética? Como desenvolver metodologias de ensino/aprendizagem resgatando as inter-relações e diálogos entre os conhecimentos?

Autores como Michel Gibbons (1997), Gadotti (2004), Frigotto (1995), Edgar Morin (2005), Goldman (1979), Japiassu (1976) e Fazenda (1979) têm refletido sobre como a interdisciplinaridade contribui na recuperação da unidade do conhecimento humano, saindo de uma visão solipsista centrada no “eu” para uma visão intersubjetiva de formação humana integral.

Pensando nessa integralidade, a edição reúne pesquisas que desafiam à reflexão e à mudança de paradigma. Os leitores terão a oportunidade de conhecer alguns dos múltiplos caminhos da interdisciplinaridade, os quais visam a um fim, o ensino/aprendizado libertador e transformador aos estudantes e educadores das escolas cearenses.

Acesse a página da Revista DoCEntes para ter acesso a esta edição e às mais antigas.