Metrofor tem gratuidade para portadores de HIV e estação Benfica terá distribuição de autotestes

20 de dezembro de 2022 - 15:26 # # # #

Ascom Metrofor

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos abre a Estação Benfica para a distribuição de autotestes de detecção de HIV, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. A ação faz parte da campanha Dezembro Vermelho, realizada mundialmente para frear as contaminações pelo vírus da imunodeficiência humana. O Metrofor também garante, em sua política de gratuidades, o embarque gratuito das pessoas portadoras do vírus nos metrôs e VLTs.

O fornecimento de autotestes de HIV acontecerá por meio do projeto “A Hora É Agora”, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No site do projeto, a população pode solicitar autotestes, gratuitamente, e em breve, poderá escolher retirar os materiais na Estação Benfica – nos dias e horários indicados durante o cadastro online. A estação é aberta ao público de segunda a sábado, das 5h30 às 23h.

A Hora É Agora – Clique e saiba mais

O recebimento dos kits na estação será por autoatendimento, sem contato com outras pessoas. Para isso, foram instalados armários na estação. Ao fazer a solicitação pela internet, o usuário receberá uma senha, que lhe dará acesso a um dos armários, e dentro dele estarão os kits solicitados. Não é possível retirar ou receber autotestes sem fazer a solicitação no site.

Armários na estação Benfica servirão para retirada de autotestes.

O autoteste pode ser aplicado no ambiente de preferência do solicitante, e as orientações sobre o que fazer após verificar o resultado também estão no site do projeto “A Hora É Agora”.

Gratuidade

O embarque gratuito – no Metrô e nos VLTs – para as pessoas vivendo com HIV e Aids é um dos avanços conquistados nos últimos anos, representando importante política de inclusão social prevista na legislação do Ceará.

O acesso gratuito é cedido diretamente nas estações do Metrofor mediante apresentação do cartão Passe Livre Intermunicipal – emitido pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) – ou de documento emitido pela unidade de saúde onde é feito o tratamento.

Para saber como ter o seu cartão Passe Livre, veja o link abaixo:

Passe Livre – Clique e saiba mais

Como alerta aos passageiros e à população, o Metrofor abriu suas estações e trens para ações de panfletagem, levando ao público materiais informativos com orientações de prevenção e indicações de locais de testagem e tratamento. No Metrô de Fortaleza, a ação foi realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). No VLT do Cariri, a ação foi realizada pela Associação Caririense de Luta Contra a Aids.

Ações de conscientização aconteceram na Linha Sul e no VLT do Cariri.

De acordo com boletim epidemiológico sobre HIV/aids emitido este mês pela Secretaria de Saúde (Sesa), foram registrados 15.698 novos casos de HIV no Ceará de janeiro de 2013 a outubro de 2022. A campanha Dezembro Vermelho, que visa reduzir esse número, foi instituída por lei, em 1988, e dá sequência às ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro.

Quanto mais precocemente a pessoa se descobrir vivendo com HIV e iniciar o tratamento adequado, menor é o dano causado pelo vírus no sistema imunológico. Por isso, o Metrofor busca promover entre seus passageiros, funcionários e em toda a população a conscientização a favor dos cuidados necessários com a saúde.