Medalha celebra o trabalho de profissionais da Saúde do Ceará

22 de dezembro de 2022 - 16:46 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE Texto
Deborah Muniz Fotos
Elon Nepomuceno / Raiane Ferreira Vídeo

Oito personalidades foram agraciadas com a medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues neste ano

Em uma noite marcada pelo reconhecimento e pelo simbolismo da luta de profissionais e instituições da Saúde do Ceará ao longo dos últimos anos, a Escola de Saúde Pública (ESP/CE) realizou, nessa quarta-feira (21), a cerimônia de entrega da medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues, título que também nomeia a autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A solenidade ocorreu na sede da ESP/CE, em Fortaleza, e homenageou oito profissionais que se destacaram nas áreas de Ensino, Pesquisa, Inteligência, Inovação e Cooperação na Saúde cearense.

O superintendente da Escola, Marcelo Alcantara, explica que, após quase três anos do início da pandemia de covid-19, o evento representou o fechamento de ciclo da gestão e a possibilidade de agradecer publicamente todos que fizeram e fazem a diferença na vida da população. “É um sentimento de reconhecimento pelo mérito desses homenageados, pelo compromisso público, pelo espírito altruísta e pelo fazer coletivo”, disse.

Alcantara complementou: “Momentos como esse da pandemia, com tantas abordagens diferentes de um mesmo problema, nos fazem refletir sobre os processos de aprendizagem, e aprendermos melhor juntos”.

Superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara destacou os sentimentos de gratidão e de dever cumprido no ciclo de fim de gestão

O secretário executivo administrativo-financeiro da Sesa, Caio Cavalcanti, participou da cerimônia representando a governadora Izolda Cela. O gestor citou a colaboração como grande ponto de intersecção do período pandêmico. “Precisamos cooperar entre si, com os demais profissionais da Saúde, com usuários e com municípios e estados”.

Homenagens
Representando o ex-governador do Ceará, Camilo Santana, a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade) da Sesa, Tânia Mara Coelho, sublinhou a coletividade no trabalho na esfera pública. “Camilo Santana não teria conseguido exercer a função de grande gestor na pandemia se não fosse o papel de toda a população cearense, que conseguiu, em meio às adversidades, superar um cenário tão difícil, atendendo a medidas de restrições regulatórias, por exemplo”, afirmou.

O médico cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto) recebeu a honraria refletindo sobre os desafios do sistema de saúde para profissionais da rede pública. “Esse modelo não se faz só pelas unidades de saúde. E não se passa por uma pandemia sem ter a representação de outros segmentos da sociedade”, pontuou o ex-titular da Sesa.

A fisioterapeuta Betina Tomaz recebeu a medalha em nome de todos os profissionais atuantes no combate à covid-19. “Tenho orgulho do quanto crescemos e do quanto fomos protagonistas na recuperação funcional dos pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), nas enfermarias e nos demais setores hospitalares”, discursou, pedindo uma salva de palmas a mais 150 mil trabalhadores da linha de frente.

Profissionais de saúde atuantes na linha de frente do combate à covid-19 foram representados pela fisioterapeuta Betina Tomaz

Na ESP/CE há 26 anos, o diretor de Desenvolvimento Educacional Batista Tomaz relembrou do trabalho desenvolvido junto a equipes multiprofissionais. “Pessoas com muita dedicação e empenho me ajudaram a cumprir a missão da Escola: qualificar profissionais da Saúde na prestação de um serviço de excelência à sociedade”.

O cientista-chefe da Saúde do Estado e coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Ceará (Cisec), José Xavier Neto, também fez um resgate histórico da sua trajetória. “Esses três anos contribuíram para tornar na ESP uma tradição em Inteligência e no uso acadêmico e científico alinhado a outras iniciativas da instituição nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Que essa semente possa prosperar”.

Histórico

Criada em 2003, a comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues homenageia pessoas físicas e jurídicas, equipe de projetos, iniciativas ou ação social. A medalha recebe o nome do médico e patrono da ESP/CE. Reconhecido por suas qualidades de professor dedicado e exemplar, é considerado por muitos como o reformador do ensino médico no Ceará, inclusive na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Apesar de ter sido idealizada no início dos anos 2000, a honraria nasceu com vigor retroativo, o que possibilitou homenagens em anos anteriores ao decreto de sua publicação. Mais de 20 personalidades foram agraciadas de 1993 a 2022.