Inciativa pioneira no Brasil, Governo do Ceará disponibiliza primeira edição Anuário de Movimentos Sociais do Ceará

23 de dezembro de 2022 - 15:36 # # #

Amélia Gomes- Ascom ÍRIS Texto
Thiago Gaspar Fotos

Na quinta-feira (22), com a presença de representantes de movimentos sociais do Ceará, secretários e outras lideranças do Estado, aconteceu o seminário “A Importância da Participação Social na Construção da Governança Democrática” para o lançamento do Anuário dos Movimentos Sociais do Ceará — 2022. Iniciativa pioneira no Brasil, a publicação conta com informações de 232 movimentos sociais mapeados.

A publicação, que está disponível na plataforma Big Data Social, é uma iniciativa da Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará, e contou com a cooperação do ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e do Programa Cientista Chefe.

O Anuário tem como objetivo dar visibilidade às organizações cearenses e fortalecer a participação social destes atores na formulação e execução de políticas públicas, contribuindo na garantia de uma governança democrática.

Durante a programação, a assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Zelma Madeira, reforçou o compromisso da publicação com a participação social. “A gente tem insistido no trabalho pautado em uma política de participação. Nós só podemos ter um governo democrático se tivermos interação com a sociedade civil”. Ela também destaca o pioneirismo da publicação ao pontuar: “esse é um trabalho preliminar, mas pioneiro. Então o que nós estamos deixando aqui é a provocação de ser feito um próximo anuário com a participação de mais pessoas para continuarmos esse trabalho”.

O ÍRIS e o Programa Cientista Chefe foram parceiros na construção do Anuário. A coordenadora-geral do Laboratório, Jessika Moreira, destacou que essa é uma iniciativa inovadora. “A cooperação com a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais é sim uma inovação no setor público porque, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma inovação é sobre uma nova ideia, que foi implementada e que vai entregar valor público. O Anuário, sem dúvida alguma, atende esses critérios”.

A programação do seminário contou também com um debate sobre a importância da participação social na governança democrática, com a assessora Zelma Madeira e a presidenta da 1ª Gestão do Fórum Interconselhos do Ceará. E, ainda, a apresentação de informações do Anuário, que estão no Big Data Social, plataforma da Proteção Social do Ceará. Entre as informações do Anuário, estão: lista de movimentos sociais do Ceará, seus níveis e áreas de atuação, a participação em espaço de controle social e mais.

Acesse aqui o Anuário dos Movimentos Sociais do Ceará.