CBMCE realiza atendimento de 1.184 incêndios residenciais em 2022

6 de janeiro de 2023 - 17:15 # # # # #

Ascom CBMCE

Um total de 1.184 ocorrências de incêndios residenciais foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no ano de 2022. Entre as ocorrências, estão 931 incêndios em residências “unifamiliares”, ou edificações únicas, enquanto 253 das ocorrências foram em residências “multifamiliares”, com mais de uma unidade construída.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalho pericial possibilita a elucidação das causas dos incêndios. Eletrônicos, como ventiladores e condicionadores de ar, estão entre os itens apontados como os principais causadores de incêndios residenciais. Outros materiais da lista incluem carregadores de celular, extensões elétricas, vazamentos de gás de cozinha, panelas e velas.

A partir do balanço dos dados compilados pelo CBMCE, em 2021, foram atendidas 1.020 ocorrências de incêndio em residências registradas em todo território cearense. Já no ano de 2020, foram 1.040 incêndios debelados. Em 2019, 935 casos foram atendidos pela corporação.

Dicas de prevenção

Entre as orientações sobre como prevenir incêndios, o Corpo de Bombeiros recomenda que seja realizada a manutenção da rede elétrica uma vez a cada cinco anos. Além disso, é desaconselhável que mais de um equipamento esteja ligado em uma mesma tomada e seja realizada a recarga de aparelhos celulares sobre móveis como sofás, camas, colchões ou travesseiros.

Os Bombeiros orientam também que equipamentos como dispositivos eletrônicos ou aparelhos celulares sejam retirados da tomada após a recarga completa. Além disso, que o registro de gás permaneça fechado durante o período em que os moradores não estiverem na residência.

Também sobre o registro e a mangueira de gás, a recomendação é que a manutenção seja realizada com a troca do dispositivo a cada cinco anos de uso, para que se evitem possíveis vazamentos e outros riscos de acidentes. O CBMCE reforça que devem ser observados o período de troca do registro e mangueira em decorrência do prazo de validade.