Primeira-Dama Lia de Freitas participa da III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar

23 de março de 2023 - 16:12 # # # #

Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto
Felipe Abud/Secult - Fotos

Na ocasião da III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar, a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, conheceu a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB). O equipamento é gerido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Lia de Freitas, que vem de uma cultura de avós agricultores do Vale do Jaguaribe, e da mãe que sempre cultivou, preservou e consumiu o que é da terra, acompanhou com entusiasmo o resultado das pesquisas realizadas no 5º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Ela também conheceu a estrutura que gera renda, ressignificação e reconhecimento das pessoas pela nossa cultura.

Para a primeira-dama, a instituição está na mira do Programa Ceará Sem Fome, que tem uma missão emergencial de chegar naquelas pessoas que estão em insegurança alimentar grave. “Nossa meta é de que, em quatro anos, os cearenses tenham pelo menos três refeições diárias”, afirmou. O programa tem como meta a intersetorialidade e Lia aproveitou para enfatizar a importância da escola e a necessidade de todos ali presentes. “Vejo Embrapa, cientistas e pesquisadores aqui. Então, eu os convido para essa grande força-tarefa de proporcionar segurança alimentar aos mais necessitados”.

Selena Penaforte, superintendente do equipamento, enalteceu a iniciativa da primeira-dama que começou o mandato com combate à fome. “É começar com aquilo que deveria ser a prioridade. Então, nos colocamos à disposição para o que a escola puder fazer para ajudar no programa”, afirmou.

A deputada estadual Larissa Gaspar e o deputado estadual Missias Dias, envolvidos em projetos de combate à fome na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), estiveram no evento e elogiaram a escola. “Esse espaço é muito importante para a economia e o turismo do Estado e para enfrentar a fome com uma cultura alimentar que valorize o produto da terra”, afirmou a presidente da Comissão de Proteção e Combate à Fome da Alece, Larissa Gaspar.

“A primeira-dama, com o governador Elmano [de Freitas], lançaram o Programa Ceará sem Fome e o povo do Ceará está otimista à espera de oportunidades e dias melhores”, falou Missias Dias. O parlamentar lembrou que também o combate à fome vem sendo feito nacionalmente pelo governo Lula. “O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) vai revolucionar a situação da falta de alimentos quando toneladas de alimentos forem comprados da agricultura familiar”, destacou.