Ciopaer da SSPDS realiza transporte de paciente e missões humanitárias após registro de fortes chuvas

27 de março de 2023 - 16:49 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), realizou, nesta segunda-feira (27), o transporte de um idoso de 62 anos, vítima de um acidente, ocorrido nas primeiras horas da manhã, na CE-384, no município de Mauriti – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

Após as fortes chuvas registradas na madrugada, uma cratera foi aberta na CE-384, estrada que liga o município de Mauriti à região do Cariri. Por conta da intensidade da força da água, uma ponte cedeu e dois veículos caíram numa cratera. Tinham pessoas dentro dos automóveis.

Sete pessoas ficaram feridas, entre elas um idoso de 62 anos, em estado grave. Conforme informações da equipe do aeromédico da Ciopaer, a vítima apresentava traumatismo abdominal e torácico. Devido ao estado grave do paciente, a aeronave da Ciopaer, Fênix 7, se deslocou ao local para realizar o traslado até uma unidade hospitalar em Juazeiro do Norte.

O médico da equipe da Ciopaer, Mário Nóbrega, falou sobre o atendimento e o transporte da vítima. “Nossa equipe foi acionada para atender a um paciente em estado grave após um trauma torácico e abdominal. A equipe do aeromédico concluiu a estabilização do paciente. Ele estava com a pressão estável. Fomos resgatá-lo em Mauriti para levá-lo para atendimento no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Ele foi transferido em 18 minutos do local do acidente até o hospital. O paciente necessitava de um transporte mais rápido, pois o sangramento poderia desestabilizá-lo e ocasionar um choque hipovolêmico. O transporte rápido e efetivo foi fundamental para salvar o paciente”, ressaltou o médico.

O voo entre as cidades teve duração de 18 minutos. A equipe contou com um médico, um enfermeiro, um tripulante e dois pilotos.

As outras vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará para hospitais da região.

Missões durante as chuvas

Além do transporte aeromédico em Mauriti, desde as primeiras horas desta manhã as equipes da Ciopaer acompanham os volumes de chuvas e suas consequências dando apoio aéreo ao município de Senador Pompeu (AIS 20) para minimizar o sofrimento das famílias da região.

“Desde cedo acompanhamos o volume de chuvas e suas possíveis consequências. Pela manhã atendemos uma ocorrência de transporte de paciente no município de Mauriti para Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Fomos também para Senador Pompeu dando apoio aéreo para as equipes terrestres no atendimento humanitário. Um caminhão tanque de abastecimento da Ciopaer foi deslocado para Senador Pompeu para dar apoio logístico às aeronaves dessa missão, envolvendo todo aparato necessários para o socorro de vítimas e de famílias”, ressalta o Chefe de Operações da Ciopaer, o tenente-coronel Emerson Vasconcelos Bastos.

Socorro para famílias ilhadas

Na última terça-feira (21), uma ação da SSPDS, por meio Ciopaer e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) levou mantimentos para 18 famílias que estavam isoladas na localidade de Pau Alto, no município de Uruburetama (AIS 17). Após as chuvas, mais de 100 pessoas ficaram sem acesso a energia, comércio e outros serviços básicos na região.

Ao todo, as equipes da Cedec e da Ciopaer levaram 53 cestas básicas com 795 kg contendo alimentos, kits de limpeza, medicamentos, velas e fósforos. Os mantimentos foram adquiridos pela Secretaria da Proteção Social, pela Prefeitura Municipal de Uruburetama e por voluntários.