Sefaz Ceará divulga Balanço Geral do Estado de 2022

10 de abril de 2023 - 16:44 # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz - Texto

A Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) disponibilizou, nesta segunda-feira (10), neste site, a consulta ao Balanço Geral do Estado (BGE) – 2022. O documento é uma prestação de contas anual, que reúne todas as informações contábeis, financeiras e fiscais do Ceará exigidas em lei.

Para o titular da Sefaz, Fabrízio Gomes, o BGE é um importante instrumento de transparência e de prestação de contas à sociedade. “Nesta peça, demonstramos o que foi arrecadado e como foram aplicados os recursos públicos. Também expusemos a situação fiscal do Ceará, através da publicação dos indicadores que mostram a saúde fiscal e financeira do Estado.”

O secretário disse ainda que, apesar de 2022 ter sido um ano com perdas expressivas de arrecadação, o Estado conseguiu encerrar o período com despesas e receitas equilibradas. “Enfrentamos muitas dificuldades no ano passado. Vimos a receita do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) despencar por causa da lei federal 194. Perdemos R$ 1,1 bilhão de julho a dezembro.”

Fabrízio Gomes explicou que 2022 só não fechou no vermelho porque o Estado tinha recurso em caixa, fruto de uma trajetória marcada pela sustentabilidade fiscal. “Ao longo dos últimos anos, desenvolvemos uma cultura de equilíbrio fiscal muito boa, que nos permitiu liquidez. É equilibrada porque a gente controla, tem reuniões semanais e quinzenais no Cogerf (Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal) e avalia cada passo que vai dar.”

O documento foi entregue, no último dia 3, ao Tribunal de Contas do Estado e à Assembleia Legislativa.