Ações integradas entre a SSPDS e a SPS são discutidas em reunião

18 de abril de 2023 - 14:35 # # #

Ascom SSPDS - Texto
Ascom SPS - Foto

Com o objetivo de discutir ações integradas entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Secretaria da Proteção Social (SPS), foi realizada reunião, na sede da SPS, nessa segunda-feira (17). Durante o encontro entre o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, e a secretária da SPS, Onélia Leite Santana, realizado na sede da SPS, no bairro Joaquim Távora – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10), também foi discutida a integração de dados entre plataformas da SSPDS e do Observatório de Indicadores Sociais (Oi Sol) da Secretaria da Proteção Social.

De acordo com o gestor da SSPDS, Samuel Elânio, a reunião teve o objetivo de alinhar estratégias em conjunto entre as duas pastas para levar serviços à população. “Foi uma visita institucional para alinharmos possíveis trabalhos e aproximar a SSPDS da SPS e reafirmar alguns compromissos que já haviam sido estabelecidos. Será possível desenvolvermos trabalhos em conjunto, para que possamos trazer o trabalho social da SPS para mais próximo da SSPDS, através da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros ou da Perícia Forense, no sentido de fortalecer a integração e de colocar a SSPDS à disposição da SPS e, consequentemente, da população que tem mais necessidade da prestação do serviço público”, pontuou.

O titular da SSPDS adiantou ainda que foram discutidas parcerias para ações como a do Projeto Acolher, realizado pela SPS. “A SPS já tem um trabalho no qual são oferecidos vários serviços. Colocamos nossos serviços à disposição para que, na próxima edição, a Segurança Pública possa realizar registros de BOs, levar ações sociais do CBMCE e o trabalho de aproximação com as comunidades feito pela PMCE”, destacou Samuel Elânio.

Para a secretária Onélia Santana, o momento foi muito importante. “Discutimos estratégias de trabalho e alinhamos a parceria, na Casa da Criança e do Adolescente, que atua com serviços especializados e multidisciplinares voltados para o atendimento aos menores que tenham testemunhado ou que estejam em situação de violência. Apresentamos o Observatório de Indicadores Sociais – Oi Sol, da SPS, onde fazemos o acompanhamento dos indicadores sociais, gerindo e analisando demandas de violações e garantindo uma resposta mais eficiente para toda a sociedade”, ressaltou a secretária.

Ainda durante a reunião, foi abordado o Observatório de Indicadores Sociais – Oi Sol, da SPS, por onde são acompanhados indicadores sociais, e a integração dele com as bases de dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS). Atualmente, o Oi Sol atua em parceria com uma rede formada por diversos órgãos públicos, sociedade civil e entidades do terceiro setor, como Organizações Não Governamentais (ONGs) prestadoras de serviços públicos.

Também participaram do encontro: o secretário Executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira; o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho; e o responsável pelo Oi Sol (SPS), Humberto Bezerra.