CBMCE promove o II Desafio Bombeiro Profissional em Maracanaú

9 de maio de 2023 - 16:10 # # #

Ascom CBMCE - Texto e foto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promoveu, na última sexta-feira (5), o II Desafio Bombeiro Profissional. A competição aconteceu na Praça da Estação do município de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado, em alusão ao aniversário da 1ª Companhia do 2º Batalhão, comemorado no dia 17 de maio.

Durante o evento, os participantes passaram por sete fases, buscando técnica apurada e rapidez, aliadas à força e habilidade. O II Desafio Bombeiro Profissional contou com a presença de 18 bombeiros, que simularam atendimentos operacionais corriqueiros da corporação, como equipagem correta com equipamento de proteção individual (EPI) e Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA), além de realização de RCP, estabelecimento de uma linha direita, transporte de extintores, içamento de material, transporte de vítima e subida na escada.

As atividades foram realizadas em uma grande estrutura montada na praça, e o objetivo era desenvolver as ações no menor tempo possível e com o mínimo de erros.

Competição tradicional

O evento é uma competição tradicional e tem por finalidade proporcionar o desenvolvimento e aprimoramento técnico profissional dos integrantes do CBMCE, além de promover a divulgação dos serviços realizados pela corporação em Maracanaú.

Conforme o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, a premissa básica estabelecida pelo seu comando para as competições esportivas bombeiro militar é de “estimular a prática esportiva conjunta das guarnições militares, com vistas a facilitar o congraçamento entre as unidades operacionais, desenvolvendo o espírito de corpo, de coesão e de camaradagem entre militares”.