Nutec integra Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Química Analítica de Alimentos

2 de julho de 2023 - 10:39 # # #

Ascom Nutec


A iniciativa visa contribuir com a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos e consumidos no país

Uma gama de possibilidades no âmbito científico se abre para o estado do Ceará com a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Química Analítica de Alimentos – Segurança de Alimentos e Caracterização de Alimentos Funcionais (INCT-ALIM). A equipe do Nutec faz parte da rede de pesquisa junto a outros 100 pesquisadores de universidades, Institutos Federais, Centros Tecnológicos e laboratórios de todo o país.

O Programa INCT foi criado em 2008 através de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com objetivo de apoiar estruturas de pesquisa através de uma abordagem colaborativa e interdisciplinar.

Atualmente, cerca de 12 mil pesquisadores de todas as unidades da federação contribuem com estudos nas áreas de Energia, Meio Ambiente, Saúde, Engenharia, Tecnologia da Informação, Desenvolvimento Social, Nanotecnologia, entre outros.

Além da pesquisa, os INCTs atuam na transferência de tecnologia e inovação para o setor produtivo. Por meio de parcerias com empresas, o programa estimula a aplicação prática dos resultados obtidos em estudos, impulsionando o desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

INCT-Alimentos

A iniciativa foi aprovada em edital do CNPQ com o valor de R$ 6 milhões destinados a intensificar pesquisas com foco em análise, monitoramento e caracterização de alimentos através da multidisciplinaridade, envolvendo profissionais da Agronomia, Química, Ciências Biológicas, Tecnologia de Alimentos, Saúde e Nutrição.

A coordenação do projeto está a cargo do professor Fernando Mauro Lanças, da Universidade de São Paulo (USP) São Carlos, e do professor Renato Zanella, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Lidera as ações no eixo Norte/Nordeste o professor do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ronaldo Ferreira do Nascimento.

A UFC participa, de acordo com o professor Ronaldo, disponibilizando sua infraestrutura e apoio técnico/administrativo; captando recursos por meio de convênios e prestação de serviços com entidades públicas e privadas; oferecendo treinamentos e intercâmbios de pesquisadores e desenvolvendo e validando métodos analíticos.

Atuação do Nutec

As atividades do Nutec junto ao INCT-ALIM serão conduzidas pela equipe do núcleo de Tecnologia de Alimentos da instituição, que reúne o Laboratório de Microbiologia de Alimentos, o Laboratório de Química Instrumental e o Laboratório de Físico-Química de Alimentos.

De acordo com a pesquisadora Renata Oliveira, coordenadora do Nutec no projeto, a relevância do trabalho realizado pela instituição na área de alimentos, tanto na oferta de serviços, quanto na produção de conhecimento científico, foi o fator decisivo para integrar o INCT-ALIM. “Nossa equipe conta com mestres e doutores com bastante experiência na área, e com trabalhos publicados em revistas de abrangência nacional e internacional”.

Além da equipe de especialistas, a infraestrutura laboratorial do Nutec também será disponibilizada para o projeto. “Nossa estrutura nos permite aplicar técnicas analíticas modernas e avançadas, como cromatografia, espectrometria de massas, absorção atômica entre outras”, explica Renata.

A equipe do Nutec vislumbra contribuir com o desenvolvimento de metodologias de análises de contaminantes químicos e microbiológicos; realizar estudos para melhorar a qualidade de dados da composição nutricional dos produtos alimentícios e avaliar a presença de alergênicos.

Impacto na saúde da população

Um dos focos do INCT-ALIM é proporcionar maior eficiência no controle do uso de agrotóxicos e no monitoramento da exposição humana aos defensivos agrícolas. A coordenadora do Nutec no projeto ressalta a importância de integrar uma rede de estudo com a temática.

“Quando consumimos alimentos, sejam industrializados ou in natura, a segurança deles está relacionada aos processos de controle de qualidade, cuja responsabilidade, em grande parte, está nas mãos do químico analítico. Para atestar se um alimento está seguro ao consumo, é preciso conhecer onde e como foi plantado, se em sua produção foi usado agrotóxico, e caso positivo, se a quantidade usada está dentro do limite estabelecido por lei. Geralmente essas informações não chegam ao consumidor ou até mesmo não existem”, afirma Renata.

Dados disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que, só em 2019, foram registrados 8.412 casos de intoxicação alimentar, revelando um aumento de 109% de acometimentos entre os anos de 2010 e 2019.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o uso de agrotóxicos na produção de alimentos, estabelecendo os Limites Máximos de Resíduo (LMR). De acordo com o professor Ronaldo Nascimento, os parâmetros que orientam a utilização de defensivos agrícolas é um dos temas de grande destaque da INCT-ALIM.

“Nosso grupo de pesquisa tem detectado e quantificado resíduos de pesticidas em diversos alimentos comercializados no estado do Ceará. Nesta conectividade, sabe-se que os LMR são abusivos, implicando em riscos que os agrotóxicos oferecem à saúde humana, bem como sua persistência no meio ambiente e a tendência de bioacumulação. A determinação dos resíduos de pesticidas em alimentos é extremamente relevante para a Anvisa definir os LMRs”, explica o professor.

Para a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, garantir a segurança alimentar, por meio de tecnologias e processos científicos e inovadores, é fundamental para promover qualidade de vida para os brasileiros.

“A Secitece fica muito feliz por ajudar nesse desafio, por meio do trabalho que vem sendo desenvolvido no Nutec. Integrar essa rede de cooperação que irá compor o novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Química Analítica de Alimentos é mais um reconhecimento da excelência dos serviços prestados pelo Nutec em benefício dos cearenses”, destaca Sandra.