ESP/CE inicia ciclo de capacitações para treinadores em Saúde Mental

14 de julho de 2023 - 16:41 # # # #

Ascom ESP - Texto e Foto

Cerca de 90 profissionais de saúde de todo o Ceará concluíram, nesta sexta-feira (14), as atividades do primeiro encontro do curso de aperfeiçoamento “Treinando Treinadores em Cuidados Primários em Saúde Mental e Atenção Psicossocial“. Até o fim do ano, outras três reuniões estão previstas.

A capacitação faz parte da trilha de aprendizagem do programa Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios, iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e Drogas (Copom) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Durante dois dias, os participantes puderam desenvolver diversas habilidades e discutir orientações, muitas delas relacionadas ao programa de saúde mental da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Mental Health Gap Action Programme (mhGAP) fornece diretrizes baseadas em evidências, permitindo que identifiquem e apoiem melhor as condições de saúde mental prioritárias.

A abertura dos trabalhos ocorreu na última quinta-feira (13), no auditório da ESP/CE, e contou com a participação do superintendente da autarquia, Luciano Pamplona. Para o gestor, o curso pode trazer importantes resultados ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Atualmente, recebemos muitas demandas relacionadas a cursos e treinamentos na área da saúde mental. É uma procura crescente, principalmente, depois da pandemia de Covid-19”, explica.

Por isso, de acordo com a gestora da Copom, Rane Félix, a meta é construir uma base sólida de capacitação. “Estamos empenhados, nesses próximos quatro anos, em construir uma qualificação permanente da rede de saúde mental do Estado”.

Na prática

O assistente social Davi Diniz trabalha, junto à equipe técnica da saúde prisional, atendendo pessoas de todo o Estado com transtornos mentais e em conflito com a lei. Segundo ele, os profissionais que lidam direta ou indiretamente com o tema precisam de capacitação. Ele ressalta a relevância do programa. “No meu campo de atuação, temos o objetivo de fortalecer o processo de retorno das pessoas à sociedade. Isso vai requerer que todo o sistema de saúde esteja preparado, em conhecimento e prática, com subsídios para receber as demandas dos egressos do sistema prisional e atender às suas demandas de saúde mental”, reflete Diniz.

Quem faz

Nesse momento inicial, participaram da iniciativa profissionais que atuam na Atenção Primária, na Atenção Especializada em Saúde Mental, nas áreas de Gestão, nas Residências Médica e Multiprofissional, na Segurança, além dos que estão ligados às Superintendências e às Áreas Descentralizadas de Saúde. A expectativa é que os inscritos repliquem os conhecimentos adquiridos em seus territórios.

Cronograma

O Smaps prevê, para 2023, a oferta de cinco cursos com cargas horárias de 60 horas (Introdutório; Clínico Básico 1 – Depressão e Suicídio/Automutilação; e Clínico Básico 2- Psicoses e outros problemas importantes de Saúde Mental); e um curso de 80 horas de duração (Clínico Avançado 1 – infantil). Além da previsão de lançamento do Clínico Avançado 2 – Álcool e Substâncias.

Podem participar das capacitações trabalhadores da rede pública ou suplementar que atuam na Atenção Primária (Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família) ou na Rede de Atenção Psicossocial – Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UAs), hospitais, ambulatórios, emergências e outros equipamentos relacionados.