Cogerh realiza encontro em Guaramiranga nesta quinta (27) visando renovação do Comitê das Bacias Hidrográficas da RMF

27 de julho de 2023 - 16:02 # # # # #

Ascom Cogerh - Texto

Prestes a renovar os membros que compõem o colegiado, a Cogerh (Gerência Metropolitana) promove nesta quinta-feira (27) o I Encontro Regional visando a renovação do Comitê das Bacias da RMF. O evento é destinado a instituições que desejam pleitear uma vaga no Comitê. O evento ocorre no município de Guaramiranga, no IFCE Hotel Escola (Rua Cel Francisco de Matos, nº 203).

Podem se candidatar a uma vaga no Comitê representantes da sociedade civil, usuários de água que tiverem atuação na região das Bacias Metropolitanas, representantes do Poder Público e demais interessados. O encontro desta quinta é destinado ao território que engloba os municípios da região da Serra. São eles: Barreira, Acarape, Redenção, Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu e Aratuba.

A renovação do colegiado acontece a cada quatro anos e são escolhidos, por meio de voto, 60 instituições-membros para comporem o CBH-RMF, sendo 30% representantes da Sociedade Civil, 30% Usuários, 20% Poder Público Municipal e 20% Poder Público Estadual/Federal. A renovação deste ano valerá para o período de 2024 a 2028,

“Será um momento importante para dialogar sobre Gestão dos Recursos Hídricos nas Bacias Metropolitanas e o papel do CBH-RMF nesse processo a partir de um método descentralizado, com a participação de diversos setores da sociedade”, explicou Clea Rocha, coordenadora do núcleo de Gestão da Cogerh – Bacias Metropolitanas. Cada instituição ou pessoa interessada em fazer parte do Comitê deverá participar de pelo menos um encontro regional.

Além deste, mais três encontros regionais serão realizados até o Congresso de Renovação, ocasião onde serão votados os 60 membros do CBH-RMF para o mandato referente ao período de 2024 a 2028.

Bacias metropolitanas

As Bacias metropolitanas representam um conjunto de 16 microbacias, cobrindo uma área de 15.085km2 distribuídas em 31 municípios cearenses. As Bacias Meptropolitanas são um desafio no âmbto da gestão em virtude da grande concentração urbana e industrial e de uma complexa rede de relações socioeconômicas.