Programa Mais Infância Ceará é apresentado a profissionais da Assistência Social do Maranhão

4 de agosto de 2023 - 17:12 # # # #

Ascom SPS - Texto

O programa Mais Infância Ceará e outras políticas públicas do Estado voltadas à primeira infância foram apresentadas no Maranhão, no Encontro Estadual pela Primeira Infância, em São Luís. A apresentação dos programas foi feita, na manhã desta sexta (4), pela secretária da Proteção Social, Onélia Santana, em palestra no painel Primeira Infância no SUAS e as especificidades das múltiplas infâncias.

A titular da SPS foi recebida pelo vice-governador e secretário da Educação do Maranhão, Felipe Camarão; e pelo secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, Paulo Casé. Em sua palestra, a secretária apresentou os principais programas e avanços do Ceará na política para a infância, destacando, por exemplo, os mais de 550 equipamentos construídos pelo programa Mais Infância Ceará, além do cartão Mais Infância, uma política estadual de transferência de renda.

Ao citar as obras inauguradas pelo programa Mais Infância, Onélia destacou a inauguração de Brinquedopraças e Praças Mais Infância, equipamentos que fazem parte do Tempo de Brincar, um dos pilares do programa. “Para se desenvolver é necessário o lazer. Ao brincar, ela está socializando com outra criança, fortalecendo o vínculo com a família e a comunidade, e estimulando o desenvolvimento cognitivo e o motor também”.

A secretária ressaltou a responsabilidade coletiva com a infância. “Todos nós somos responsáveis pela vida da criança. É por isso que a gente precisa dar oportunidade e ferramentas para que essas crianças, jovens, famílias possam se desenvolver”, reforçou.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Social do Maranhão e coordenador estadual do Programa Criança Feliz, Luiz Borralho, agradeceu a contribuição e a disponibilidade da secretária Onélia Santana em apresentar o trabalho desenvolvido no Ceará. “O Mais Infância é um programa desenvolvido há mais de oito anos. O que vivemos hoje foi uma transferência de tecnologia social. Foi uma contribuição fantástica aos secretários, prefeitos e à equipe de governo que esteve aqui presente”, pontuou Borralho.