Comitê Internacional da Cruz Vermelha promove mais uma edição do curso “Regras de Mandela” para gestores do sistema prisional

10 de agosto de 2023 - 13:22 # # #

Ascom SAP - Texto e fotos

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) promoveu mais uma edição do curso de “Aplicação Prática das Regras de Mandela” para os gestores do sistema prisional do Estado do Ceará. A capacitação contou com a participação de 70 policiais penais entre diretores adjuntos, chefes de segurança e chefes de equipe das unidades. Os servidores tiveram aulas teóricas com carga horária de 8 horas/aulas.

O objetivo da capacitação é refletir sobre as necessidades e desafios dos servidores para enfrentar situações práticas na gestão penitenciária, debater sobre a importância das Regras de Mandela para garantir o respeito aos direitos humanos de forma geral, a construção de uma execução penal com base na dignidade humana, focada na reintegração social da população penal, valorizar o papel dos profissionais e apoiar na consolidação de ferramentas para exercer sua função com excelência, além de promover um enfoque no tratamento digno da população penal e a prevenção de qualquer forma de violência no encarceramento.

O chefe do escritório do CICV em Fortaleza, Mario Guttilla, explica que o curso tem o objetivo de refletir sobre as problemáticas, desafios e necessidades comuns na gestão penitenciária do Ceará. “Esperamos promover a importância das Regras de Mandela para reforçar a importância dos direitos humanos, assim como viabilizar um enfoque no tratamento digno da população penal e prevenir qualquer forma de violência e maus tratos no encarceramento”, detalha Guttilla.

O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, ressalta a importância das Regras de Mandela para o desenvolvimento humanitário dos policiais penais na rotina de trabalho. “O trabalho em larga escala de ressocialização das pessoas privadas de liberdade é possível através do trabalho dos policiais penais. O curso ‘Regras de Mandela’ traz reforço teórico e aprofunda a necessidade do olhar humanitário diante dos internos e internas. A ideia é cumprir e aperfeiçoar ainda mais o atendimento humanizado. Importante destacar que esse curso é uma oferta permanente na nossa plataforma de EAD”, assegura.

Para o policial penal e chefe de segurança e disciplina da Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado do Ceará (UP-Máxima), Arison Lima, a atividade é de boa assimilação e renova os valores da dignidade humana já aplicadas no sistema prisional do Ceará. “Achei o conteúdo muito proveitoso e útil para aplicar no dia a dia do trabalho, atuando de forma profissional, justa e com respeito sempre, gostei bastante”, pontuou.