População de Fortaleza será beneficiada com urbanização dos entornos dos rios Cocó e Maranguapinho

15 de agosto de 2023 - 13:43 # # #

Airton Lima - Ascom SOP - Texto e Fotos

Obra vai garantir qualificação urbana para o Passaré, Barroso, Jangurussu, Parque São José, Bom Jardim e outros bairros adjacentes

Os moradores de pelo menos sete bairros da Capital – Passaré, Barroso, Jangurussu, Prefeito José Walter, Parque São José, Bom Jardim, Canindezinho, no perímetro sudoeste da cidade, poderão transitar com mais segurança e agilidade quando as obras de urbanização que contornam parte dos rios Cocó e Maranguapinho forem finalizadas pelo Governo do Ceará.

As intervenções são conduzidas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e atualmente encontram-se com 30% de apronto. Elas ocorrem simultaneamente em dois segmentos de ambos os rios, totalizando 5,16 km de quilômetros de extensão. Os investimentos estaduais chegam a aproximadamente R$ 8,6 milhões.

A primeira frente de trabalho está localizada na região do Rio Maranguapinho, no trajeto entre a ponte que cruza a Avenida General Osório de Paiva, no bairro Bom Jardim, e a Avenida José Tavares, no bairro Canindezinho. Os serviços de pavimentação no trecho estão mais avançados, incluindo a implantação de uma praça e ciclovia.

A dona de casa Pastora Alves e o servente Mauro César, residentes do Parque São José, já enxergam as melhorias que a requalificação da área estão promovendo. “O movimento aumentou por aqui, fica até mais seguro e com essa praça pronta, um parquinho e uma calçada para caminhadas, vai ter mais diversão para a gente e a criançada”, afirma Mauro.

O segundo trecho em obras pertence à região do Rio Cocó, situado no limite entre os bairros Passaré e Barroso. O trajeto corresponde a uma rota alternativa que conectará as avenidas Presidente Costa e Silva (Perimetral) e Deputado Paulino Rocha. Hoje, o maior fluxo entre as duas vias ocorre ou pela Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, ou pela Pompílio Gomes. Logo, o novo segmento resultará em uma terceira rota, dinamizando o trânsito da área e reduzindo o tempo de deslocamento.

O comerciante juazeirense Vicente Gonçalves, morador do Barroso há quatro anos, observa que não apenas no Interior a malha viária cearense recebe atenção do poder público. “Eu vi muita estrada sendo feita lá no Cariri, isso é importante para o povo, e estou vendo aqui na Capital também. Essa obra facilita muito nossa vida, até para chegar no Castelão em dia de jogo”, comenta.

Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Recentemente, a SOP, por meio do programa Ceará de Ponta a Ponta, realizou uma série de intervenções de recuperação asfáltica em vias interurbanas estaduais da Grande Fortaleza, no intuito de manter a qualidade e a segurança do deslocamento para os condutores fortalezenses e de municípios próximos.

É o caso dos reparos executados na rodovia CE-040, abrangendo trechos em Eusébio, Aquiraz, Pindoretama e Cascavel.