Parceria entre SPS e supermercados já conta com primeiro aprendiz contratado formalmente

17 de agosto de 2023 - 15:21 # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

Com as expectativas de abertura de 60 a 80 novos supermercados no Ceará, e crescimento de 5% nas vendas no setor, neste ano, em relação a 2022, a Secretaria da Proteção Social (SPS) e a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) celebraram, nesta quinta-feira (17), acordo de cooperação técnica para capacitação profissional e geração de emprego para jovens. O termo foi assinado pela titular da SPS, Onélia Santana, e pelo presidente da Acesu, Nidovando Pinheiro, com a presença de representantes do setor varejista, na sede da pasta, em Fortaleza.

Pelo acordo de cooperação, a SPS ofertará cursos profissionalizantes nas áreas de operador de caixa, repositor de gêneros alimentícios, e de frutas, legumes e verduras, preparador de carne, e embalador de mercadorias. As modalidades foram definidas a partir das necessidades da própria Associação. Os cursos contemplarão jovens inscritos nos programas Primeiro Passo e Criando Oportunidades, ambos da SPS.

Primeira contratação

Residente no bairro Alto Alegre, em Maracanaú, Antônio David Rodrigues, 23 anos, é um dos contemplados com a parceria da SPS com a Acesu. “O curso de Auxiliar Administrativo que fiz no Primeiro Passo, da SPS, foi uma benção. Foram 11 meses muito bacanas. Com tempo suficiente para aprender bem o serviço, a profissão. Com isso, conquistei o meu primeiro emprego. Agora, é abraçar a oportunidade, trabalhar e continuar estudando na área de gestão de serviço e seguir. Estou muito feliz, muito satisfeito”, declarou, ao assinar o contrato de trabalho com a Rede de Alimentos Uniforça, onde vai operar no Centro de Distribuição.

Onélia Santana destacou a importância da parceria entre o Estado e iniciativa privada para a geração de emprego e renda à juventude cearense. “Esse acordo amplia as oportunidades de qualificação profissional e abre novas oportunidades de emprego para os cearenses. É também papel do Estado promover educação, formação profissionalizante e aproximar os jovens do setor produtivo, que é quem gera empregos e riquezas no estado”, destacou, ao assinar o acordo.

Com 39 centros de qualificação profissional, em dezenas de tipologias para diversos segmentos produtivos, a SPS vem capacitando milhares de pessoas, todos os anos, por meio dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades, dentre outros. “Proporcionar oportunidades de emprego e trabalho significa contribuir com a redução da pobreza, ajuda a reduzir as desigualdades sociais e a combater a fome”, acrescentou Onélia Santana.

Nidovando Pinheiro destacou a responsabilidade social das empresas e do Governo do Estado. “Essa parceria com a SPS vai nos permitir gerar mais empregos. O setor supermercadista está se expandindo nos bairros periféricos e em municípios do Interior. Temos vagas ociosas em várias lojas, por falta de mão de obra qualificada. Essa contribuição do Governo vai nos ajudar muito”, agradeceu.

Ele explica que a proposta é estimular a capacitação de mão de obra juvenil e formação de um banco de dados e quadro de reserva, pela Acesu, para futuras contratações nas redes de supermercados, e em novas lojas que estão sendo abertas no Estado. “Cada supermercado gera entre 80 e 100 empregos diretos. Nossa previsão é abrirmos até 80 novas lojas, neste ano, no Ceará”, sinaliza.