PMCE resgata jiboia e carcará durante ações distintas na Capital

22 de agosto de 2023 - 17:08 # # # # #

Ascom PMCE - Texto

Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgatou, durante a segunda-feira (21), dois animais silvestres. Os resgates ocorreram nos bairros de Lagoa Redonda, localizada na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), e Serrinha (AIS 5). Os animais foram encontrados em residências, e soltos em seus habitats naturais.

Os resgates tiveram início na manhã dessa segunda-feira (21). Na ocasião, os policiais militares foram acionados por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), acerca de um carcará, que ficou preso dentro de uma residência no bairro Serrinha. Imediatamente, a equipe policial diligenciou até o local indicado, e resgatou a ave.

Durante a noite, os policiais foram acionados novamente por meio da Ciops da SSPDS, para resgatar uma jiboia que foi encontrada dentro de uma residência no bairro Lagoa Redonda. Imediatamente, a equipe policial diligenciou até o local indicado, e para a surpresa da composição o proprietário da residência tinha colocado o animal dentro de uma caixa.

Os animais silvestres foram examinados, e por não apresentarem enfermidades foram soltos em um local adequado.

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais em áreas urbanas

1. Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

2. Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar ou órgãos de proteção ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

3. Evite alimentar animais silvestres: Isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

4. Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

5. Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.