Cogerh divulga Relatório Anual de Segurança de Barragens 2022

23 de agosto de 2023 - 16:14 # # #

Ascom Cogerh - Texto

A Cogerh divulgou, nesta quarta-feira (23), sua edição mais recente do Relatório Anual de Segurança de Barragens – RASB, relativa ao ano de 2022. A publicação pode ser conferida no site da Cogerh, na seção “Destaques“.

As informações constantes nesta edição do RASB refletem as condições das barragens declaradas pela Companhia aos fiscalizadores – Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Agência Nacional de Águas (ANA) – para o período compreendido entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

O documento busca apresentar à sociedade o cenário da segurança de barragens e um panorama da evolução da segurança das estruturas sob sua responsabilidade. A sua publicação é realizada todos os anos desde 2007.

De acordo com o relatório, em 2022 foram realizadas 267 inspeções de segurança regular em 157 barragens. A Gerente de Segurança e Infraestrutura (GESIN) da Cogerh, Itamara Taveira, destacou a importância de compilar sistematicamente o trabalho de manutenção realizado nas barragens monitoradas.“É assim que conhecemos as estruturas e obtemos o estado de conservação delas. Isso nos alinha com a política nacional de segurança de barragens, desde a instrumentação até a elaboração dos planos de segurança de barragem”, disse.

Itamara ressaltou o progresso feito na cultura da instituição em se capacitar cada vez mais e tornar a manutenção das barragens um hábito entre as gerências regionais no Estado.“O avanço na correção de anomalias foi um diferencial. Tivemos um bom resultado tanto na GESIN quanto nas gerências regionais. Conseguimos inserir a manutenção como uma ação de rotina nas barragens. Também houve o início dos estudos de Análise de Risco e Análise de Modo de Falha Potencial em Barragens (PFMA), que significou uma evolução na gestão de segurança de barragens da Companhia, com a 1ª oficina realizada em setembro”, completou a gerente

Entenda

O RASB sinaliza quantas e onde estão as barragens que apresentam algum comprometimento da sua segurança com suas respectivas ações recomendadas, além de apresentar todas as atividades de segurança de barragens desenvolvidas durante cada ano, como treinamentos, inspeções regulares e especiais, leituras da instrumentação, avaliação do potencial de risco, manutenções preventivas e corretivas e obras derecuperação, além da elaboração de orçamentos e termos de referência para a recuperação de estruturas.