Mais sete suspeitos de crimes de violência doméstica são presos durante operação “Shamar” no Ceará

2 de setembro de 2023 - 09:44 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos


Dando continuidade às atividades da Operação Shamar, promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), as Forças de Segurança do Ceará capturaram mais sete pessoas suspeitas de crimes de violência doméstica. As capturas ocorreram entre o último domingo (27), e a manhã desta sexta-feira (1º). Ao todo, 21 pessoas já foram capturadas desde o primeiro dia que a operação foi deflagrada, em 21 de agosto.

No estado cearense, a operação Shamar é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol). Os trabalhos seguem até o dia 15 de setembro.

Prisões

Nesta sexta-feira (1º), policiais civis das Delegacias Municipal de Acopiara e Regional de Iguatu prenderam um homem de 24 anos, suspeito de descumprir uma medida protetiva. A captura se deu por força de mandado de prisão.

Já nessa quinta-feira (31), equipes da Polícia Civil capturaram três homens suspeitos de crimes de violência doméstica, em Santa Quitéria, Juazeiro do Norte e Caucaia. Em uma das ações, equipes da Copol, com apoio da Delegacia Municipal de Santa Quitéria, cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um professor do município de Santa Quitéria, de 35 anos, suspeito dos crimes de lesão corporal e descumprir medida protetiva.

Policiais civis da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) prenderam um indivíduo, de 35 anos, por um crime de ameaça no contexto de violência doméstica. A captura ocorreu na cidade de Juazeiro do Norte. Já em Caucaia, um idoso de 64 anos foi capturado por força de um mandado de prisão definitiva. O homem foi condenado por um estupor de vulnerável ocorrido no ano de 2013, contra a sua enteada, que na época tinha dez anos.

Na terça-feira (29), um homem, de 22 anos, foi capturado por força de cumprimento de mandado de prisão preventiva por descumprir medida protetiva. A prisão foi realizada por equipes da Delegacia Municipal de Nova Olinda, no bairro Cruzeiro, em Nova Olinda.

Nessa segunda-feira (28), uma ação rápida da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão em flagrante de um homem, de 66 anos, por ameaçar a companheira, uma mulher de 63 anos, e desacatar policiais militares. Os crimes foram registrados no bairro Dionísio Torres, na Capital.

Já no último domingo (27), um suspeito, de 44 anos, foi preso em flagrante por equipes da Delegacia Metropolitana de Trairi por lesão corporal no âmbito de violência doméstica. Ele também foi autuado pelos crimes de desacato, desobediência e resistência.

Ações educativas

Com o intuito de realizar atividades de caráter educativo, uma equipe da Copol participou do evento Pedalada Lilás, promovido pela prefeitura municipal de Santa Quitéria/CE. Uma palestra para 150 alunos da Escola Estadual Profissionalizante Monsenhor Luís Ximenes também foi realizada.

Ainda no decorrer dos últimos dias, os Departamentos de Proteção aos Grupos de Vulneráveis (DPGV) e de Polícias Judiciárias Norte e Sul, com apoio das Delegacias Municipais e Regionais, realizaram palestras de conscientização relacionadas ao combate à violência doméstica e familiar em alusão ao Agosto Lilás, em diversas cidades do Ceará.

Denúncias

A população pode auxiliar as Forças de Segurança por meio de denúncias que podem ser feitas pelo telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Ou ainda o telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), para situações que estejam ocorrendo no momento. O sigilo e o anonimato são garantidos.