Governo do Ceará inaugura nova sede do Quartel dos Bombeiros, em Horizonte

12 de setembro de 2023 - 20:27 # # # #

Karla Lacerda - Ascom SSPDS - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Foto

O quartel irá atender as demandas de oito cidades

Com o intuito de atuar com mais celeridade no combate a incêndios, assim como realizar salvamentos, vistorias técnicas e prevenção em oito municípios, o Governo do Ceará inaugurou, em parceria com a Prefeitura, a nova sede da 2ª Companhia do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na cidade de Horizonte. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira (12) e contou com a presença do governador em exercício, Evandro Leitão, além de outras autoridades.

O investimento do Governo do Ceará foi de R$ 2.223.933,49, financiado pelo tesouro do Estado. A nova estrutura dará o suporte necessário para o desenvolvimento dos trabalhos dos bombeiros militares na região. O montante empregado foi destinado, por exemplo, para a construção de salas de comando, da Coordenadoria de Atividade Técnica (CAT), salas de aulas, administração, recepção, alojamentos, abrigo para veículos, entre outros.

O novo quartel irá atender as demandas das cidades de Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Pindoretama e Pacajus, que compõem as Áreas Integradas de Segurança 13 e 25 do Estado.

O governador do Ceará em exercício, Evandro Leitão, agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância da nova estrutura. “Hoje é um dia especial para mim, como governador em exercício, pois é uma honra estar aqui nessa inauguração. Quero que cuidem desse equipamento como se fossem as suas próprias casas. Se existe uma instituição que tem credibilidade é o Corpo de Bombeiros e isso vai continuar. É um equipamento para proteger a população. Deixo aqui a minha satisfação e alegria. Nosso objetivo é que nos unamos mais para fazermos um Ceará cada vez mais forte e uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, finalizou.

O secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, coronel Márcio de Oliveira, agradeceu o compromisso do Governo do Estado com o sistema de segurança pública por mais este investimento. Ele também destacou a importância da nova base inaugurada, não só para o município de Horizonte, mas também para todas as cidades atendidas pela unidade. “Esse investimento dará condições confortáveis e funcionais para que os bombeiros militares possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível e, com isso, obter os melhores resultados na prestação de serviço à população. Dessa forma, as equipes trabalharão mais ainda engajadas por terem esse reconhecimento do Governo. A unidade se torna referência para o município, um diferencial, que aumentará a capacidade operativa do sistema de segurança na cidade de Horizonte”, disse ele.

Histórico

A primeira sede do Quartel de Bombeiros de Horizonte foi inaugurada em março de 2003, em parceria com a Prefeitura Municipal, às margens da Rodovia BR-116. Com a nova estruturação organizacional do CBMCE, o quartel de Horizonte passou à denominação de 2º Companhia do 2º Batalhão de bombeiros militares.

A 2º Companhia do 2º Batalhão será comandada pelo tenente-coronel Marcos Antônio Silva Gomes e ficará localizada na Avenida Francisco Eudes Ximenes, no Centro do município, em frente à Câmara dos Vereadores.

O comandante geral do CBMCE, coronel Claudio Barreto, salientou a alegria da inauguração da nova sede e frisou que a instituição seguirá cumprindo o seu lema: Vidas alheias e riquezas salvar. “Tenho certeza que essa responsabilidade do Corpo de Bombeiros é gigante, porque trabalhamos em prol da vida. Quando os nossos bombeiros saem para atender qualquer tipo de ocorrência, não importa a quantidade, eles se multiplicam, pela garra, dedicação e alegria em poder trabalhar para o povo cearense. Com o apoio do Governo do Estado e de todos, a nossa instituição irá aumentar ainda mais a qualidade no serviço”, finalizou ele.

Efetivo

Inicialmente, o efetivo contava com 15 bombeiros militares e uma viatura auto bomba tanque. Agora, a nova sede contará com um efetivo de 32 bombeiros militares e sete viaturas, sendo duas operacionais de incêndio e salvamento e cinco viaturas administrativas.

Investimento social

Na área social, a nova unidade atuará nos projetos “Jovem Brigadista de Valor” e “Saúde, Bombeiros e Sociedade”. Uma das alunas do JBV de Pacajus falou sobre a oportunidade de estar participando do projeto do CBMCE. “Tivemos instruções no último quartel de Horizonte que era mais antigo. Agora, com uma estrutura teremos um conforto melhor para aprendermos com os nossos instrutores bombeiros. Aqui, é um espaço muito grande, ou seja, iremos ter várias aulas dinâmicas, praticarmos rapel e corridas, além de mais salas de aulas.

 

Francisco Ferreira da Silva, 39, morador de Horizonte, trouxe a filha, Isabelly Gonzaga, 4 anos, para o evento. A menina, que é fã do Corpo de Bombeiros, ficou extasiada com as viaturas e os profissionais. “A isabelly é fã dos bombeiros. Trouxe ela para ver o quanto é importante engrandecer esses profissionais. Essa nova base é merecida e será muito importante para a segurança pública e a sensação de proteção que cresce a cada dia no nosso município.”

O evento ainda contou com a presença do comandante-geral adjunto do CBMCE, coronel Wagner Maia; do comandante da 2º Companhia de Horizonte, tenente-coronel Marcos Antônio Silva Gomes; do delegado adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Matheus Araújo; do perito geral, Júlio Torres; do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, entre outras autoridades. Após os discursos, a comitiva visitou as instalações do quartel.