Aesp e Secretaria da Igualdade Racial dialogam sobre formação e qualificação de agentes de segurança

14 de setembro de 2023 - 13:53 # # #

Ascom Aesp - Texto e fotos

A formação e a qualificação dos agentes das forças de segurança com atenção para as pautas afirmativas foram discutidas, nessa quarta-feira (13), em uma reunião entre a Secretaria da Igualdade Racial e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE).

O encontro reuniu a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, e o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto. Os gestores conversaram sobre questões referentes aos processos acadêmicos iniciais e continuados dirigidos a policiais civis e militares, bombeiros militares, peritos forenses e demais quadros de pessoal ligados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Para Zelma, é sempre importante que os agentes de segurança tenham conteúdos específicos – na formação inicial e na educação continuada – sobre pautas afirmativas ligadas a questões de igualdade racial. “A gente compreende que o Ceará e o Brasil de um modo geral viveram tempos recentes de muitos conflitos e de muitas segregações nessas áreas. Apesar de estarmos no terceiro milênio, é como se algumas culturas que séculos passados tivessem voltado à tona. Por isso, é fundamental que as políticas públicas tenham essa atenção”, comentou a gestora.

Já o diretor-geral da Academia acolheu as demandas e destacou o papel importante da Aesp nesse sentido. “O Estado do Ceará tem uma agenda de discussões sobre como viabilizar e estimular a qualificação dos agentes para essas e outras pautas, que são prioritárias para que tenhamos uma sociedade mais justa. E a Segurança Pública é mais do que uma parte, a Segurança Pública é ponto central nesse processo”, explicou Leonardo Barreto.

Durante a agenda, promovida na Secretaria da Igualdade Racial, no Palácio da Abolição, Leonardo Barreto convidou Zelma Madeira a participar da primeira edição do Seminário Internacional da Aeps/CE. O evento será realizado entre os dias 26 e 27, com a temática “Segurança Pública, Direitos Humanos e Atuação Policial Junto aos Grupos Vulneráveis”.

Também participaram do encontro a secretária-executiva da Igualdade Racial, Martír Silva; o chefe de Gabinete da Aesp, delegado Fábio Torres; o assessor especial da Academia, tenente-coronel Ricardo Catanho; e a chefe de Gabinete da Igualdade Racial, Drielly Holanda.