Codes/SSPDS empossa 20 novos Conselhos Comunitários de Defesa Social em Quixeramobim

16 de setembro de 2023 - 08:54 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Ao todo, 400 novos conselheiros comunitários irão atuar na região do Sertão Central Cearense

Somando esforços e compartilhando responsabilidades em prol da Segurança Pública. Esse é o tema central dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), estruturado e apoiado pela Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Visando amplificar as estratégias de parceria, segurança e comunidade, 20 novos conselhos comunitários foram empossados, na manhã desta sexta-feira (15), no município de Quixeramobim, que pertence à Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado.

Presente na solenidade de posse, o secretário executivo de inteligência e defesa social da SSPDS, coronel Márcio Oliveira, destacou a relevância do trabalho que os novos conselhos comunitários terão na região. “A importância da posse desses conselheiros, integrantes dos 20 novos Conselhos Comunitários de Defesa Social aqui em Quixeramobim e região, é para quantificar o aumento da integração entre a Secretaria da Segurança e o Conselho Comunitário, com as comunidades. Isso para qualificar o debate de busca das soluções dos problemas específicos dessas comunidades, que vai possibilitar aos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública, as tratativas mais adequadas nas demandas que vão ser trazidas desses conselhos comunitários”, ressaltou o coronel Márcio.

“Com as reuniões mensais, os agentes das vinculadas (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) receberão essas demandas que a comunidade traz ao Conselho e irão adotar medidas adequadas e necessárias dentro do que está sendo trazido pela população”, finalizou o secretário executivo da SSPDS.

Frente à solenidade de posse dos novos conselhos comunitários, o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar, realçou a participação da rede de educação de Quixeramobim para o debate da Segurança Pública no município. “Estivemos aqui cumprindo essa importante missão de formalizar a adesão de 400 novos conselheiros no Sertão Central, atuando em 20 comunidades distintas no município de Quixeramobim. Uma ampla articulação que foi feita com um perfil muito importante da adesão dos professores das escolas dessas comunidades, o conselho gestor das escolas, o conselho de paz das escolas, os líderes desses ambientes, todos, a partir desse trabalho escolar. Tendo a escola como uma retaguarda importante na articulação, foi assim que o CCDS foi formado em uma dessas cada localidades.”

“O CCDS, Conselho Comunitário de Defesa Social, é uma entidade que todos trabalham de forma voluntária, mas em prol da segurança pública. Nós achamos por bem criar o CCDS nas escolas, porque além de educar, mostrando a importância da segurança pública, que é responsabilidade de todos, nós também temos uma maneira de adquirir mais benefícios para o nosso município. O CCDS nas escolas também envolve os pais dos alunos e as comunidades. Nós trabalhamos com 384 associações comunitárias e já existe o envolvimento, dos funcionários, direção das escolas, pais de alunos e membros da comunidade”, ressaltou a presidente do CCDS de Quixeramobim e interlocutora da segurança pública no Sertão Central, Masé Damasceno.

Durante a solenidade, a presidente do CCDS de Quixeramobim foi homenageada com um certificado de Relevantes Serviços Prestados, exaltando a sua contribuição e dedicação à causa da Segurança Pública na região do Sertão Central. Da mesma forma, foi entregue um certificado de Amigo dos CCDSs ao secretário executivo da SSPDS, coronel Márcio Oliveira.

A solenidade de posse dos novos Conselhos Comunitários de Defesa Social contou com a participação do secretário executivo de inteligência e defesa social da SSPDS, coronel Márcio Oliveira; do coordenador da Codes/SSPDS, tenente-coronel Bernardo Aguiar; da secretária de educação municipal de Quixeramobim, Sandra Castro; do comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), tenente-coronel Vidal; e da presidente do CCDS de Quixeramobim e interlocutora da segurança pública em todo o Sertão Central, Masé Damasceno, entre outros representantes da sociedade civil.

Sobre o CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é formado pelos mais diversos segmentos representativos de uma comunidade, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro e contribuir nas tomadas de decisões pela SSPDS.

Os CCDSs têm como principais objetivos estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública, preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de segurança disponibilizados, permitir à população participar, fiscalizar, reivindicar e oferecer sugestões aos diversos órgãos de segurança pública e desenvolver a confiança da população.