Zona Viva oferta cursos profissionalizantes e gratuitos para a comunidade do Jangurussu

16 de setembro de 2023 - 09:25 # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - Foto

Cleilton Araújo (26) e Rosângela Alcides (60) contam empolgados sobre o que têm aprendido nas aulas do curso de Mercado Administrativo que acontecem no Zona Viva. O espaço é um equipamento cultural e tecnológico do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), que fica dentro do Residencial José Euclides, no Jangurussu.

O curso realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) tem a duração de quatro meses e vem trazendo novas perspectivas à comunidade local. “Tenho 60 anos e acho que a gente nunca deixa de aprender, foi por isso que decidi vir fazer esse curso. Quero voltar ao mercado de trabalho, atuando como cuidadora de idosos e também quero incentivar os jovens aqui do Residencial a procurarem estas oportunidades de capacitação para que possam mudar suas realidades”, relata dona Rosângela Alcides, que já trabalhou como auxiliar de cozinha, atuou em panificadoras e em uma fábrica de alimentos.

Após a conclusão do curso, o próprio Senac encaminha os currículos dos alunos que mais se destacaram para empresas do ramo administrativo. As aulas iniciaram no dia 20 de agosto e seguem até o mês de dezembro.

Cleilton Araújo explica que foi durante as aulas do curso que vislumbrou novas oportunidades de trabalho. “Atualmente, estou desempregado, mas sei que após concluir esta capacitação vou voltar ao mercado de trabalho e poderei pagar para cursar uma faculdade de Recursos Humanos, que é minha meta”, conta o jovem, que, assim como dona Rosângela, é morador do Residencial José Euclides.

Coordenador do Zona Viva, Airton Gleisson destaca que o espaço é feito com a comunidade. “Todas as ações e cursos que trazemos para o Zona Viva são sempre discutidos antes com a comunidade e todos os funcionários que atuam aqui são moradores deste bairro. Hoje esse espaço já é uma grande referência dentro do Residencial José Euclides”, pontua Airton Gleisson.

A titular da SPS, Onélia Santana, reitera a fala do coordenador. “Este espaço foi pensado junto com a comunidade e hoje os próprios moradores, juntos da Secretaria da Proteção Social, movimentam o Zona Viva. Com este equipamento, o Residencial José Euclides tem se tornando uma zona de muita potência e oportunidades para toda a comunidade do entorno”, reforça a secretária. Na quinta-feira (14), a secretária e o governador em exercício, Evandro Leitão, assinaram a autorização para instalação de uma nova unidade, agora no residencial Cidade Jardim 1, no bairro José Walter.

Na sala de Inclusão Digital, as crianças se divertem com os computadores e aprendem que ali também é o lugar delas. Ansioso pelo curso de Robótica Kids, que deve iniciar nos próximos meses, Yarlen Miranda (11) já sabe que no futuro quer trabalhar na área de robótica. “É isso que eu quero fazer quando crescer. Desde pequeno gosto de criar coisas, lembro que uma vez até desmontei o ventilador da minha mãe para tentar construir um mini robô com as peças. Estou muito empolgado para começar logo o curso e aprender coisas novas”, conta. O curso de Robótica está previsto para começar nos próximos meses com uma turma de 20 alunos.

Neste mês de setembro, estão acontecendo, em parceria com o Senac, cursos de Informática Básica, Mercado Administrativo e Assistente Financeiro. A SPS, dentro do programa Criando Oportunidades, está realizando o curso de Designer de Sobrancelhas. Ao fim das aulas, os alunos recebem um kit de instrumental de trabalho para colocar em prática o que aprenderam nas aulas.

Inscreva-se

Estão previstas também oficinas sobre Competências para o Mercado de Trabalho e Instagram para Divulgação e Vendas. As oficinas vão acontecer em diversos momentos, iniciando, a partir, do dia 16 de outubro até o dia 8 de dezembro. Para mais informações, o telefone é (85) 98994-2513

Onde encontrar o Zona Viva: Residencial José Euclides – Rua A, quadra 10 B, bloco 7 – Jangurussu.