Seminário discute Políticas Públicas para Povos Indígenas

21 de setembro de 2023 - 14:02 # # # #

Ascom Sepin - Texto e Arte

Demarcar resistência, retomando as políticas públicas. Esse é o mote central do seminário promovido pela Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará e o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará e o Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque.

No dia 23 de setembro, no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, o “Seminário: Povos Indígenas demarcando sua resistência, retomando as políticas públicas”, reunirá indígenas cearenses para discutir duas temáticas centrais e fundamentais: “Política Indigenista no Ceará: Articulação, mobilização e organização” e “Movimento Indígena do Ceará: Trajetória de luta, resistência e mobilização”. Lideranças indígenas, e que ocupam importantes posições no Governo Federal, além de representantes de organizações indígenas e indigenistas, conduzem os debates na sala imersiva do MIS.

Num ato simbólico, a partir das 17h, na Praça do MIS, a Secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves; o Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba; o Coordenador Regional Nordeste II – Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Thiago Halley Anacé; a Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas, Ceiça Pitaguary; e o Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará, Lucas Guerra, tomam posse.

Juliana Alves, Secretária dos Povos Indígenas do Ceará, ressalta a importância do evento, afirmando ser esse “um momento salutar para discutir as políticas públicas para nossos povos, agora que temos uma Secretaria de Estado. Também será importante momento de empossar, simbolicamente, nossos companheiros que, assim como eu, ocupam cargos na defesa e na luta pelos nossos povos”.

O I Festival de Música Indígena do Ceará – Expressão da luta e da ancestralidade encerra as atividades trazendo as tradições dos nossos povos para o Museu da Imagem e do Som.

Confira programação completa

Local: Sala Imersiva do MIS
14:00h – Mesa 01: Política Indigenista no Ceará: Articulação, mobilização e organização. Diálogo entre as instituições de políticas públicas indigenistas do Ceará
Palestrantes: Representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas;
Lucas Guerra (Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena);
Juliana Alves (Secretária da Secretaria dos Povos indígenas do Ceará).
Mediação: Dourado Tapeba (Assessor Indígena Regional)

15:15h – Mesa 02: Movimento Indígena do Ceará: Trajetória de luta, resistência e mobilização
Palestrantes: Weibe Tapeba (Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde);
Cacica Andrea Tapuya Kariri (Coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará);
Ceiça Pitaguary (Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas);
Denise Potyguara (Representante da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará);
Fábio Alves (Coordenador da Organização dos Professores Indígenas do Ceará.
Mediação: Cassimiro Tapeba (Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo)

Local: Praça MIS
17:00h – Cerimônia de Posse Popular: Secretaria dos Povos Indígenas, Coordenação do DSEI/CE, Coordenação da FUNAI/CE, Secretaria de Saúde Indígena da SESAI e Secretaria de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do MPI
18:00h – I Festival de Música Indígena do Ceará – Expressão da luta e da ancestralidade:
Coral Musicalizando – Jenipapo-Kanindé
Grupo de Toré da Juventude – Pitaguary
Nativos do Forró – Tabajara
Dança Guerreira – Tapeba