Ceará recebe visitas do vice-presidente Geraldo Alckmin e ministro Camilo Santana em evento sobre exportações e investimentos

29 de setembro de 2023 - 14:09 # # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Encontro encerrou a 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)

O Ceará recebeu, nesta sexta-feira (29), o encontro Diálogos Exporta Mais Brasil, evento que encerrou a 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Durante o momento, foram discutidas questões relacionadas a novas oportunidades de investimentos para o estado. A solenidade, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do vice-presidente Geraldo Alckmin; da vice-governadora Jade Romero; do ministro da Educação, Camilo Santana; do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; entre outras autoridades.

Elmano de Freitas destacou o apoio do Governo Federal para o desenvolvimento contínuo do Ceará. “É um momento muito importante para nós, pois queremos muito superar esse desafio de aumentar as nossas exportações. Essa união de esforços, envolvendo Governo do Estado e Governo Federal, é fundamental. Queremos aproveitar essas oportunidades em um momento de crescimento do estado e tenho a certeza que teremos todo o apoio possível do Governo Federal”, disse.

Geraldo Alckmin ressaltou a força do Ceará em diversas áreas, como nas energias renováveis, no turismo e no artesanato. “A melhor maneira de se exportar é trazendo o comprador para cá. Estamos na capital da energia renovável. A possibilidade do Ceará se tornar um hub de energia renovável para o mundo é fantástica. O Ceará é exemplo em inúmeras questões”, comentou.

Camilo Santana salientou a importância da localização geográfica do Ceará, tornando o estado uma verdadeira porta de entrada no Brasil. “O Ceará tem uma vocação muito grande por sua localização, pelo seu potencial de produção de energia renovável, principalmente o hidrogênio verde. A grande alavanca da economia cearense é investir no capital humano e no nosso potencial, que casa com o interesse do mundo hoje, que olha para as energias renováveis”, afirmou.

Também participaram do momento a senadora Augusta Brito; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; além de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

Grande potencial

Durante o evento, foram realizados painéis com temas variados como “Liderança Feminina no Comércio Exterior” e “Oportunidades e Desafios das Exportações e Atração de Investimentos no Ceará”. Para Jorge Viana, no atual momento, o Ceará é o estado que mostra mais potencial para crescimento e desenvolvimento dos que ele visitou. “Posso afirmar que o Ceará talvez seja o estado com mais potencial e com condições de dar um grande salto dentro deste novo Governo Lula. Visitei o Porto do Pecém e não tem algo parecido no Brasil, com uma Zona de Processamento e Exportação já funcionando, e com tantas conexões com vários lugares do mundo”, pontuou.

“Apenas neste evento, trouxemos cerca de 10 compradores de oito países diferentes para discutir e levar o artesanato cearense para o mundo. Se juntarmos forças no Nordeste, aliado a algumas políticas de apoio, conseguiremos aproveitar melhor diversas oportunidades”, finalizou o presidente da ApexBrasil.