Semace realiza blitz de combate à fumaça preta em veículos no litoral leste do Ceará

10 de outubro de 2023 - 13:22 # # #

Ascom Semace - Texto e Fotos

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) realizou uma blitz para combater a emissão de fumaça preta no litoral leste do estado no último dia (05). Durante a operação, 39 veículos movidos a diesel, incluindo ônibus, caminhões e transporte alternativo foram inspecionados.

A fumaça preta indica que o diesel não está sendo queimado adequadamente. O técnico da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace, Francisco Oliveira, esclarece que a coloração preta é, na verdade, carbono pulverizado, que resulta quando o diesel está muito quente, mas não possui oxigênio suficiente para combustão. A fumaça preta indica que não há ar suficiente para queimar o combustível, o que torna a manutenção do veículo necessária para evitar tal ocorrência.

A Semace utiliza a Escala de Ringelmann para avaliar a coloração da fumaça dos veículos. A escala é composta por cinco níveis colorimétricos, variando do cinza-claro ao preto total. Emissões de fumaça de 20% e 40% de preto estão dentro dos padrões, enquanto aquelas de 60%, 80% e 100% resultam em multas para o veículo. O teste é feito visualmente.

As inspeções foram realizadas na rodovia CE-040, km 127, em Aracati, e contou com o apoio do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE). Três veículos foram multados por índices acima do permitido pela legislação ambiental.

A Semace informa, por meio da Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007, que os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para serem novamente inspecionados. Caso o veículo esteja adequado aos padrões, o proprietário do carro tem direito a uma redução de 50% do valor da multa, podendo variar de R$ 2.400,12 a R$ 9.600,50.