Cartilha de Mediação de Conflito em Ouvidoria é apresentada durante a V Reunião da Rede de Ouvidoria

25 de outubro de 2023 - 15:19 # # #

Ascom CGE - Texto

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) reuniu, na tarde desta terça-feira (24), profissionais atuantes nas ouvidorias setoriais do Poder Executivo para a realização da V Reunião da Rede de Ouvidoria do Estado. O evento teve como ponto alto a apresentação da Cartilha de Mediação de Conflito em Ouvidoria.

A apresentação do documento foi feita pelo técnico em Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, que destacou a importância da mediação de conflitos no serviço. “O uso desse instrumento de mediação de conflitos por parte das Ouvidorias Públicas é uma realidade, não somente pelo fato da legislação entender como uma importante e essencial atribuição para a ouvidorias, mas também pelo fato dos ouvidores serem considerados como mediadores naturais na relação da sociedade com o estado, bem como na atuação de eventuais conflitos corporativos”.

“A mediação por meio da Ouvidoria se apresenta como alternativa institucional para evitar custos e desgastes desnecessários decorrentes de conflitos no âmbito da Administração Pública, podendo sobrecarregar pessoas, impactar processos no âmbito da instituição, dentre outros prejuízos, e ainda evitando eventual judicialização”, frisou.

Ainda como parte da programação da reunião, o ouvidor da Polícia Civil, Jerffison Silva, apresentou a ação lançada pela Ouvidoria da setorial que culminou na mudança de um dos protocolos da Polícia Civil no que diz respeito a busca por pessoas desaparecidas no Estado.

“Nós lançamos a preocupação com o tempo esperado para o início das buscas por desaparecidos no estado, pois cada minuto perdido pode ser o último para uma vida, principalmente se levarmos em consideração que alguns desaparecimentos têm como motivação as tentativas de suicídio”.

Novos ouvidores

Foram apresentados ainda, durante o evento, os ouvidores e ouvidoras que iniciaram a atuação nas novas setoriais do Governo do Estado do Ceará: Secretaria das Relações Internacionais (Iara Osterno), Secretaria da Igualdade Racial (Thamira Reis), Secretaria dos Povos Indígenas (Alexandre Fonseca), Secretaria da Articulação Política (Nathan Camelo) e Secretaria da Juventude (Dante Gaspar).