Sema realiza, em Viçosa, a primeira de duas consultas públicas sobre o Parque Estadual das Carnaúbas

11 de novembro de 2023 - 10:21 # # #

Ascom Sema

Neste sábado, a partir das 8h, no Clube Arrudão, em Granja, acontece a segunda consulta pública com o mesmo objetivo.

Na manhã desta sexta (10), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou e coordenou Consulta Pública com a finalidade de apresentar os estudos técnicos que subsidiaram a proposta de redefinição dos limites da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual das Carnaúbas. A reunião aconteceu na quadra poliesportiva da Comunidade Passagem da Onça, em Viçosa do Ceará, e contou com um público de cerca de 150 pessoas. A coordenadora de Biodiversidade da Sema, Giovanna Rodrigues, representou a secretária Vilma Freire no evento, que também contou com a participação do prefeito municipal Francisco Cardoso Filho.

Durante a abertura dos trabalhos, Giovana destacou a importância da reunião para a população, para a Sema e para o meio ambiente. “Estamos falando de uma biodiversidade única, tratando de uma consulta pública sobre essa área, mas vocês são os principais atores desse processo e estamos aqui pra ouvi-los”, disse. Na mesa de autoridades, além da coordenadora e do prefeito, estavam o secretário do Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Viçosa, Gilton Barreto de Castro; a gestora da UC federal Serra da Ibiapaba, Lilian Lindoso, representando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); o biólogo Rafael Gustavo Becker e o presidente Marcílio Maia, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis); João Rafael Muniz Silva, do Coletivo Parque, representando a sociedade civil organizada; o vereador de Fortaleza e ambientalista Gabriel Aguiar; e a gestora do Parque Estadual das Carnaúbas, Nara Magalhães.

Após os cumprimentos das autoridades, foi iniciada a segunda etapa da consulta com a composição da mesa técnica e apresentação da proposta de redifinição dos limites do Parque, que teve como base estudos realizados por uma equipe de especialistas. O trabalho foi apresentado por Rafael Beecker. Ao finalizar, ele destacou os próximos passos. “Até o dia 2 de dezembro a consulta estará aberta em formato digital no site da Sema, onde todas as partes interessadas poderão questionar, tirar dúvidas e contribuir com sugestões por meio do endereço eletrônico consulta pública@sema.ce.gov.br.

Também participaram da mesa técnica a coordenadora Giovanna Rodigues, o assessor para assuntos do Meio Ambiente do Gabinete Lucas Peixoto, e a gestora ambiental Andrea Moreira, da SEMA; a gestora da UC estadual Parque das Carnaúbas, Nara Magalhães; e o biólogo e consultor Thieres Pinto. Todos os integrantes da mesa técnica responderam as perguntas formuladas pelo público. Entre as preocupações da comunidade estava a questão da comunicação, da educação ambiental e o receio com a presença de animais silvestres, a exemplo da onça pintada. Também foi solicitado que os limites da nova poligonal sugerida fossem apresentados a partir de referências a sítio, residências ou pontos conhecidos por todos.

Neste sábado, a partir das 8h, no Clube Arrudão, em Granja, acontece a segunda consulta pública com o mesmo objetivo. O Parque Estadual das Carnaúbas está localizado nos municípios de Granja e Viçosa do Ceará, com extensão de 10.005,0483 ha e um perímetro de 122.863 m. A proposta de redefinição de limites que está sendo discutido propõe que a UC acrescente mais de 3 mil hectares e que continue na categoria parque.