Cearense é preso em operação de combate a células extremistas de discurso de ódio em Fortaleza

14 de novembro de 2023 - 15:10 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) participou, nesta terça-feira (14), da Operação Accelare III, com foco em prender homens e mulheres envolvidos em crimes de ódio. A ofensiva, coordenada pela PCRS, ocorreu, simultaneamente, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, e no Ceará. Na capital cearense, um homem, de 30 anos, que estava em posse de material em apologia ao nazismo, foi preso preventivamente no bairro Mondubim – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. Livros com essa temática, celulares e notebook foram apreendidos durante o trabalho policial.

A terceira fase da Operação Accelare teve início em maio deste ano, quando equipes da PCRS tomaram conhecimento da existência de diversos grupos neonazistas e extremistas no Rio Grande do Sul. Com a troca de informações entre as policiais civis do Ceará e do Rio Grande do Sul, os investigadores identificaram a participação do cearense André Ramos Marques, de 30 anos, sem antecedentes criminais, como um dos envolvidos nesta prática criminosa. Um mandado de prisão preventiva pelos crimes de associação criminosa, corrupção de menores e fabricação, comercialização, veiculação, divulgação de símbolos para fins de divulgação do nazismo, expedido pela 8° Vara Criminal do RS, foi lavrado em desfavor dele.

Na manhã dessa terça-feira (14), com a decisão judicial em mãos, equipes da Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrin) localizaram André, que reside em Fortaleza. Com ele, os policiais civis apreenderam livros com temáticas de apologia ao nazismo, dois aparelhos celulares contendo imagens e um notebook. Diante do que foi encontrado, o homem foi conduzido à Decrin. Na unidade, o mandado de prisão preventiva foi cumprido em seu desfavor. O homem encontra-se à disposição do Poder Judiciário.