Iniciada a construção do novo Mercado Público de Barbalha, equipamento que deve fortalecer a economia caririense

4 de dezembro de 2023 - 09:09 # # #

Ascom SOP - Texto, Foto e Arte

Construir espaços públicos multifuncionais para o desenvolvimento do comércio de bens e serviços, que contribuam diretamente para o desenvolvimento da economia dos municípios, é um dos compromissos do Governo do Ceará que, atualmente, realiza obras de implantação e requalificação de diversos centros comerciais espalhados pelo estado. É o caso do novo Mercado Municipal de Barbalha, na Região do Cariri, cujas intervenções encontram-se na etapa inicial, com 6% de execução.

Com 9,4 mil m², o complexo do mercado terá cinco andares e será integrado com 12 lojas, 232 boxes comerciais, setor administrativo climatizado, dois elevadores sociais com capacidade para 1500 kg e cerca de 20 pessoas, pátio interno e passeios externos em piso intertravado, canteiros verdes e arborização, além de estacionamento no subsolo para comportar até 100 veículos (58 vagas para carros e 42 para motos).

“Já realizamos a limpeza e regularização do terreno e agora estamos iniciando os serviços de fundações do prédio, conforme cronograma da obra. É um equipamento muito importante para o município, que é um dos principais centros urbanos do Cariri”, informa o gerente do 10° Distrito Operacional da Superintendência de Obras Públicas (SOP), José Muniz.

Erguido próximo a equipamentos de grande porte e circulação, como a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, o mercado contará com uma ampla estrutura pensada para garantir o conforto de comerciantes e visitantes, reorganizando também o tradicional comércio existente no Centro de Barbalha.

Estão sendo investidos cerca de R$ 28 milhões no empreendimento, com recursos do Tesouro do Estado por meio da Superintendência de Obras Públicas.

Outros equipamentos

Atualmente, além de Barbalha, outros dez municípios cearenses passam por obras de construção de novos mercados ou reformas de unidades já existentes, através de convênios entre o Governo do Ceará e as prefeituras municipais. Entre as cidades contempladas estão Crato, Ipueiras, Parambu, Várzea Alegre, Acaraú, Quixelô, Itapajé, Sobral, Quixadá e Itapipoca.

Vale destacar que centros comerciais tradicionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) também foram contemplados com obras de revitalização e modernização, como o Mercado Público de Messejana e as Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa), em Maracanaú, cujo espaço agora possui novo galpão de armazenamento e novos estacionamentos, iluminação e vias de circulação, entre outras melhorias