Aesp forma 57 novos especialistas em Segurança Pública

21 de dezembro de 2023 - 09:34 # # # #

Ascom Aesp - Texto e Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta quarta-feira (20), a solenidade de encerramento da turma 5 do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp/2023) e da turma 4 do Cursos de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp/2023). A cerimônia aconteceu no auditório principal da instituição e reuniu formandos, familiares e autoridades da segurança pública cearense. Ao todo, cinquenta e sete profissionais de segurança pública receberam o título de especialistas.

Presente na solenidade, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio de Oliveira Júnior, destacou a importância da capacitação para os oficiais. “A sociedade cearense, a Secretaria da Segurança Pública, cada uma das vinculadas, esperam muito dos senhores. Hoje, com certeza são profissionais de excelência, mais capacitados. Sem sombra de dúvidas, vão trazer mais resultados, e a ideia é ajudar mais os profissionais para que a gente consiga cada vez mais evoluir mais nessas formações, para que tenhamos oficiais, que amanhã vão comandar as vinculadas, comandar os batalhões. Serão agentes de segurança mais capacitados e melhores”, disse o gestor.

Em seu discurso, o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, ressaltou o trabalho realizado pela Célula de Pós-Graduação da Academia. “É uma célula muito importante, inovadora. Não são todas as academias de polícia ou de segurança pública que possuem pós-graduação. Muitas delas ainda estão trabalhando para tê-las e nós já temos há um certo tempo. Temos expertise com relação a isso e a prova disso é a qualidade dos nossos alunos, dos trabalhos que nós estamos apresentando, e estamos avançando cada vez mais. O nosso projeto é que no próximo ano nós ampliemos de uma pós-graduação lato sensu para uma pós-graduação stricto sensu, seja na experiência do mestrado ou doutorado”, concluiu Barreto.

A Capacitação

O Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp – Turma 5) foi realizado no período de junho a dezembro de 2023, com uma carga-horária de 408 horas/aula e formou 30 profissionais de segurança pública, sendo 20 policiais militares, oito bombeiros militares e dois peritos.

Já o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp – Turma 4) foi realizado no período de junho a dezembro de 2023, com uma carga-horária de 418 horas/aula e formou 27 profissionais de segurança pública, sendo 20 policiais militares; seis bombeiros militares e um perito.

Ambas as capacitações têm o objetivo de propiciar aos profissionais da segurança pública, as condições necessárias para angariar, aprofundar, refletir e produzir conhecimentos voltados para a gestão estratégica e institucional, nas áreas da segurança pública, defesa civil, cidadania e direitos fundamentais. Além de preparar seus participantes para o exercício de funções em nível de comando, chefia, coordenação e assessoramento das instituições ligadas ao sistema de segurança pública.

Reconhecimento

A solenidade também foi marcada por homenagens. Em reconhecimento ao desempenho dos formandos, os discentes que lograram o primeiro lugar nos cursos de pós-graduação – 2023 receberam o Diploma de Honra ao Mérito Intelectual. Foram eles: o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará, Isaac Rodrigues do Nascimento (Ceaesp) e o capitão da Polícia Militar do Ceará, Francisco Ednaldo Ferreira do Carmo (Cegesp).

O capitão da Polícia Militar, Francisco Ednaldo Ferreira do Carmo, também foi o orador da turma e em seu discurso ressaltou o compromisso que todos firmaram com a Segurança Pública e com a sociedade cearense. “Ao longo desse período, mergulhamos em estudos e debates, aprimorando nossas habilidades técnicas e liderança, enquanto gestores. Cada um que hoje concluiu o Cegesp 2023 abraçou a responsabilidade de ser um guardião da segurança, comprometido com a proteção dos cidadãos e a busca contínua por um ambiente mais seguro para todos. Que possamos aplicar com excelência e responsabilidade todo conhecimento adquirido, contribuindo para uma gestão de segurança pública cada vez mais eficiente e próxima da comunidade que juramos proteger, firmes na missão a nós confiada de vidas alheias e riquezas a salvar, pois somos a última barreira entre a paz e o caos, somos uma raça de fortes, povo de bravos”, disse o oficial.

Em seguida, os professores eleitos pela turma também foram agraciados com um certificado de agradecimento pelo empenho e dedicação junto à turma.

Também estiveram presentes na solenidade, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Sávio Nascimento de Sousa; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, José Cláudio Barreto de Sousa; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutiérrez; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará , Júlio Torres; e o superintendente de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública, Nabupolasar Feitosa.