Mais de seis mil armas de fogo são apreendidas pelas Forças de Segurança do Ceará em 2023

17 de janeiro de 2024 - 09:07 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Infografia

O trabalho ostensivo e de investigação das Forças de Segurança do Ceará, durante o ano de 2023, resultou na apreensão de mais de seis mil armas de fogo em todo o território cearense. No total, 6.444 armamentos foram retirados de circulação – o número corresponde a um aumento de 2,6% quando comparado com o ano anterior, quando foram apreendidas 6.279 armas de fogo. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“Tivemos no ano de 2023, 2,6% de aumento no número de apreensões de armas de fogo, e isso é proveniente das abordagens policiais. A gente tem buscado que as nossas polícias realizem, cada vez mais, essas abordagens. E esse resultado também é fruto das investigações bem feitas e provas bem produzidas, e isso também tem tirado essas armas de circulação. Essas apreensões impactam diretamente na redução de CVLIs (Crimes Violentos Letais e Intencionais), bem como nos índices de CVPs (Crimes Violentos contra o Patrimônio)”, destacou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio.

“A gente sabe que ainda existe um grande quantitativo de armas em circulação – armas ilegais -, mas cada vez mais temos buscado intensificar e fortalecer as abordagens policiais. Dessa forma, sem sombra de dúvida, iremos alcançar o êxito na redução dos índices de criminalidade em todo o Estado do Ceará”, concluiu o titular da SSPDS.

O total de armas de fogo apreendidas, no ano passado, foram 2.597 revólveres, 1.363 pistolas, 1.169 armas artesanais, 1.088 espingardas, 68 rifles, 55 carabinas, 54 garruchas, 38 fuzis, três metralhadoras, duas escopetas, um mosquefal, um pistolete e cinco armas de fogo não identificadas.

Ações ostensivas

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza, de forma ininterrupta, diligências e patrulhamento em todas as 184 cidades do Ceará. No último ano, ações ostensivas realizadas por policiais militares dos diversos batalhões e comandos especializados da PMCE resultaram em apreensões significativas de armas de fogo. A retirada de circulação desses armamentos durante as abordagens evita o cometimento de diversos crimes.

Em janeiro de 2023, uma ação do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), da PMCE, resultou na apreensão de seis armas de fogo e mais de 100 munições, além da prisão de um suspeito em São Gonçalo do Amarante – Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); No mês de abril, cinco espingardas foram apreendidas na cidade de Jaguaruana (AIS 18) pelo Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio); Já em outubro, a PMCE prendeu dois homens que estavam com sete armas de diversos calibres, na cidade de Cascavel (AIS 13).

Trabalho investigativo

O aumento do quantitativo de apreensões de armas de fogo passa, também, pelo trabalho investigativo realizado pelas delegacias municipais, regionais, distritais, metropolitanas e especializadas da Polícia Civil do Estado Ceará (PCCE). Com a realização das investigações, policiais civis desencadeiam trabalhos operacionais em pontos estratégicos e em áreas apontadas por serem utilizadas para o cometimento de crimes.

Na Região Sul do Estado, no mês de março, uma operação policial resultou na apreensão de três armas de fogo na cidade de Lavras da Mangabeira (AIS 21). Já na Região Norte, a Operação Sigilo, deflagrada em setembro pela PCCE, capturou oito pessoas e apreendeu quatro revólveres, na cidade de Ubajara (AIS 14).

Ações integradas

As Forças de Segurança do Ceará contam, também, com o apoio e colaboração das Coordenadorias de Planejamento Operacional (Copol) e de Inteligência (Coin), ambas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Em 2023, ações integradas como a Operação Domus, Operação Focus e Operação Paz – esta última promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) -, também foram responsáveis por apreensões de armamento ilegal. Em 20 dias de Operação Paz, no mês de setembro, 80 pessoas foram capturadas e 31 armas de fogo foram apreendidas em todo o Ceará.