Em ações distintas, Polícia Militar resgata falcão e cassaco no Ceará

13 de fevereiro de 2024 - 11:46 # # # # #

Ascom PMCE - Texto

O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgatou nessa segunda-feira (12), um falcão e um cassaco. Os animais silvestres foram encontrados em ocorrências distintas no município de Juazeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) e em Aquiraz (AIS 13) do Estado. Os animais foram encontrados em residências, e entregues a uma entidade não-governamental, para receberem os cuidados veterinários necessários e, posteriormente, serem soltos em seus habitats naturais.

Os resgates tiveram início pela manhã, no bairro Chácara da Prainha, no município de Aquiraz (AIS 13). Na ocasião, os policiais militares receberam informações acerca de um falcão peregrino, que teria invadido uma residência e estava com as asas quebradas. Rapidamente, os policiais foram até o local, resgataram a ave de modo seguro e a encaminharam para o Instituto Pró-Silvestre, parceiro da PMCE, que realiza a reabilitação dos animais, para posteriormente serem soltos em locais protegidos.

Já no bairro Romeirão, no município de Juazeiro do Norte (AIS 19), o acionamento ocorreu pela tarde. Os policiais militares do BPMA, foram acionados para realizar o resgate de um cassaco, que foi encontrado no quintal de um imóvel. O animal foi resgatado de forma segura e encaminhado para uma parceira da PMCE, ONG BiodiverSe, onde passará por um período de triagem para em seguida ser devolvido à natureza.

Lembre-se

Sempre que encontrar um animal silvestre, ligue rapidamente para os números 190 ou 193. Os resgates podem ser realizados por equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ou do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).