Defesa Civil do Ceará divulga balanço da Operação Carnaval 2024

15 de fevereiro de 2024 - 15:33 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), apresenta o balanço final das ações realizadas durante o carnaval. Neste período, foram feitos acompanhamentos de ocorrências envolvendo riscos de inundações, desabamentos, quedas de árvores e falta de energia. Outra ação destaque foram as 200 blitz educativas que repassaram orientações aos motoristas para assegurar uma condução consciente durante o período de carnaval.

Também foram realizadas avaliações do impacto das chuvas em comunidades e ajuda humanitária prestada com auxílio da Secretaria de Proteção Social e Secretaria das Relações Comunitárias. Além de dar apoio aos programas Ceará Sem Fome, Mais Infância e Mais Nutrição, onde foram entregues 525 cestas básicas, 1.152m² de lonas e 40 redes  para a população.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará, o tenente-coronel BM Haroldo Gondim, durante o carnaval, foram enfrentadas adversidades climáticas que reforçaram a importância de ter uma equipe preparada. “Sob o lema ‘Defesa Civil somos todos nós’, iniciamos com blitz educativas, e rapidamente adaptamos nossas ações para responder às necessidades trazidas pelas fortes chuvas do fim de semana. Essa experiência reforçou a colaboração com municípios e parceiros, mostrando que estamos aprendendo a lidar com esses desafios de maneira eficaz. Agradeço a todos que se juntaram a nós nessa jornada, contribuindo para que pudéssemos superar as adversidades e seguir em frente, fortalecidos pela nossa união e capacidade de adaptação.”

Equipes da Defesa Civil também auxiliaram na desobstrução do Riacho Maranguapinho, no município de Caucaia. No local, a atuação focou na prevenção de alagamentos e proteção da população local. A Cedec também acompanhou a situação de residências em risco de colapso que envolveu 10 famílias na Capital. Além de casos no interior do Estado, tanto em residências como em estruturas públicas.

 

*Com informações da Ascom do CBMCE.