Companhia de Busca com Cães do CBMCE visita Escola Dóris Johnson

23 de fevereiro de 2024 - 14:32 # # # #

Ascom CBMCE -Texto e fotos

A Companhia de Busca com Cães (CBCães), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), visitou, nessa quinta-feira (22), as crianças da Escola Dóris Johnson, em Fortaleza. Durante a visita, os estudantes aprenderam sobre os animais e interagiram com os bichinhos.

O comandante da CBCães, capitão Eliomar Alves, explica que os cães utilizados no projeto são classificados como terapeutas. “Ou seja, eles são treinados, adestrados, têm comportamento adequado, aceitam interação, tem protocolo sanitário ampliado, são saudáveis e passam por higienização antes do atendimento”, afirma.

Jovem Brigadista de Valor

Também nessa quinta-feira, a CBCães recebeu a visita de alunos de quatro núcleos do programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) da cidade de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

“Os alunos do projeto tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da unidade, auxiliaram na formação dos nossos filhotes promissores e desempenharam um papel crucial como vítimas nos treinamentos dos nossos cães adultos”, explicou o capitão Eliomar Alves.

O Programa Jovem Brigadista de Valor capacita os seus participantes em diversas áreas, incluindo atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, combate a incêndio, ordem unida, defesa civil, ética e cidadania. Além disso, os jovens se envolvem em atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

Inscrições abertas

O Corpo de Bombeiros está com inscrições abertas para o projeto social CãoTerapia. A iniciativa contempla escolas, faculdades, hospitais e instituições sociais que atendam crianças e adolescentes com necessidades especiais que queiram receber a visita dos cães de resgate da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do CBMCE. O objetivo é potencializar a aprendizagem dos alunos e proporcionar um ambiente agradável de convívio para o público.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para caoterapiacbmce@gmail.com. O projeto realiza visitas às instituições três vezes por semana, conforme agendado previamente junto à equipe do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.