Complexo do Pecém divulga potenciais do Ceará na maior feira de logística da América Latina

6 de março de 2024 - 08:55 # # # #

Ascom Porto do Pecém - Texto e Fotos

Principal âncora do desenvolvimento econômico do Estado do Ceará, o Complexo do Pecém (CIPP S/A) iniciou nesta terça-feira (5) sua participação na 28ª edição da Intermodal South America, a maior e mais importante feira de logística da América Latina, que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, até quinta-feira (7). Com um estande de 160m² e um time de executivos, o Pecém visa divulgar os potenciais do Ceará para os principais players do setor e prospectar novos negócios e investimentos para o Estado.

Reunindo profissionais e empresas de diversas partes do mundo para discutir as tendências de uma das atividades mais estratégicas da atualidade, a Intermodal conta, neste ano, com mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, e espera receber mais de 43 mil profissionais durante os três dias de evento. Durante a extensa programação da feira, serão abordados assuntos relacionados aos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo assim todos os modais de transporte.

“Essa feira é um dos principais eventos do setor que o Complexo participa. Aqui, podemos apresentar ao público nossos diferenciais, a nossa versatilidade como porto e a nossa integração à zona industrial e à ZPE Ceará. Além disso, também podemos dar ênfase ao nosso projeto do Hub de Hidrogênio Verde. Temos reuniões importantes para prospectar novas cargas e negócios para o Complexo do Pecém, o que pode trazer ainda mais desenvolvimento para o Estado como um todo”, destaca Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.

Diferenciais competitivos

Terminal multicargas de classe internacional, o Porto do Pecém movimenta granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral nos 10 berços que possui. Na cadeia logística do transporte marítimo, é considerado um Hub Portuário – hoje conectado por sete linhas de cabotagem e três de longo curso. Em 2023, o terminal cearense quebrou seu próprio recorde na sua movimentação de contêineres ao movimentar 482.930 TEUs ao longo do ano, um crescimento de 16% na comparação com o mesmo período de 2022.

Com mais de 19 mil hectares de área, o Complexo do Pecém, uma joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Porto de Roterdã, também é composto por uma área industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste, e pela e pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, que receberá, ao longo dos próximos anos, os grandes projetos relacionados ao Hub de Hidrogênio Verde. Todos esses diferenciais serão apresentados ao mercado durante os três dias da Intermodal South America.