Sema realiza capacitação sobre combate aos incêndios florestais

6 de março de 2024 - 08:43 # # #

Ascom Sema - Texto e Fotos

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou, por meio do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna), na última segunda-feira (4), no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia, oficina sobre combate a incêndios florestais. A atividade teve como finalidade capacitar gestores de Unidades de Conservação (UCs) estaduais, educadores ambientais e colaboradores das Coordenadorias de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) e a de Biodiversidade (Cobio) da Sema.

A capacitação foi ministrada pela gestora ambiental e brigadista florestal Camila Maria Souza dos Santos, gestora das UCs estaduais Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Curu e da APA das Dunas de Paracuru. “No período da manhã foi teoria e, à tarde, aula prática”, explicou. A coordenadora do Previna, Carollyne Matos, e os brigadistas Josimar Bezerra de Morais, Antônio Cícero da Silva Santos, Mauro Mariano do Nascimento e Francisco Alexandre de Souza Faustino, auxiliaram a ministrante durante as atividades práticas. “A atividade foi realizada no contexto da Festa Anual das Árvores, promovida pela SEMA e que traz como tema central, em 2024, a “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”, informou a coordenadora do Previna.

Previna

Desde 2004, a Sema coordena o Previna. O programa tem o objetivo “de subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual”. Conta, também, com a colaboração de parceiros a exemplo do Corpo de Bombeiros do Ceará, Ibama, Defesa Civil e BPMA.