Jovem Brigadista de Valor: CBMCE realiza formatura de 83 alunos em núcleos de Fortaleza e Caucaia

7 de março de 2024 - 16:28 # # #

Ascom CBMCE - Texto e Foto

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou uma cerimônia de formatura para novos brigadistas do Jovem Brigadista de Valor (JBV). A turma, de 83 pessoas, é composta por 19 alunos de Fortaleza e 64 alunos de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do estado. A formatura ocorreu na 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades do CBMCE.

“Os novos brigadistas participaram de um curso com duração de 11 meses e carga horária de 264 horas. Durante o curso, eles aprenderam sobre atendimento pré-hospitalar, noções de combate a incêndio, ética e cidadania, além de noções de defesa civil, entre outros. Além disso, participaram de treinamentos práticos, incluindo salvamento aquático e combate a incêndio”, informou o coordenador dos núcleos, capitão BM Waldomiro Loreto.

O programa JBV, do CBMCE, por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), tem como objetivo formar jovens brigadistas para atuar na prevenção de acidentes. O curso é oferecido gratuitamente aos jovens de 14 a 18 anos.

No evento de formatura, ocorrido no dia 29 de fevereiro, os brigadistas realizaram o juramento, e fizeram uma demonstração de atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio. Além disso, uma “aula da saudade” está prevista para celebrar o fim do curso e a formação dos novos brigadistas. A formatura desses novos brigadistas representa um importante passo para a segurança e para a prevenção de acidentes e desastres no Ceará. Eles estão prontos para cumprir o lema do CBMCE: “Vidas alheias e riquezas salvar!”.