CBMCE resgata vaca de 150 quilos que caiu em cacimba com 10 metros de profundidade em Limoeiro do Norte

8 de março de 2024 - 16:54 # # #

Ascom CBMCE - Texto e Fotos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o resgate de uma vaca que caiu em uma cacimba de 10 metros de profundidade, em uma propriedade particular na localidade da Barragem das Pedrinhas, na cidade de Limoeiro do Norte, que pertence à Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. O resgate ocorreu na manhã dessa quinta-feira (07).

Uma composição da 1ª Companhia do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (1ª Cia/BCIF), de Limoeiro do Norte, foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) após uma vaca cair em uma cacimba. Os bombeiros militares se deslocaram para a localidade e iniciaram os trabalhos para o resgate do animal, que pesa cerca de 150 quilos.

Operação de resgate

Para realizar o resgate do animal, os bombeiros utilizaram um tripé de salvamento com multiplicador de força 4/1 – que são equipamentos montados para trabalhos e resgates verticais. Com habilidade e precisão, os militares levantaram a vaca para fora da cacimba, garantindo sua segurança e bem-estar. Após o resgate, o animal foi entregue para seu proprietário sem ferimentos.

Dicas de Prevenção

Visando garantir a segurança e prevenir acidentes em poços e cacimbas, o CBMCE traz orientações e dicas à população:

– Mantenha poços e cacimbas devidamente cercados e sinalizados. Isso evita que animais e pessoas inadvertidamente caiam nesses locais.

– Faça inspeções periódicas em sua propriedade para verificar a integridade das estruturas.

– Verifique se as tampas estão seguras e se não há rachaduras ou desgastes. Além da inspeção, a manutenção também ajuda a evitar acidentes.

– Ao construir poços ou cacimbas, utilize grades ou telas para evitar quedas acidentais. Isso é especialmente importante em áreas rurais onde animais circulam livremente. Assim como, idosos e crianças.

– Se você se deparar com um poço ou cacimba, mantenha-se atento e afaste-se da borda. Evite se aproximar demais, principalmente em terrenos instáveis.