Maria da Penha inaugura espaço na Aesp/CE e conclama futuros profissionais à defesa da mulher

8 de março de 2024 - 11:03 # # #

Ascom Aesp-CE - Texto e Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu e homenageou, nesta quinta-feira (7), a ativista cearense Maria da Penha Maia Fernandes. A agenda marcou a programação alusiva ao mês dedicado às mulheres na instituição e teve a inauguração de um espaço que leva o nome da homenageada.

A Prateleira Maria da Penha foi oficialmente inaugurada durante a visita. Trata-se de um espaço dedicado na biblioteca desta Academia a obras e publicações referentes à violência contra a mulher. O material está à disposição dos atuais e futuros agentes de Segurança Pública em fase de formação inicial ou continuada na instituição.

Maria da Penha foi recebida pelo diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, e pela diretora de planejamento e gestão interna da Aesp/CE, coronel PM Asmenha Torquato. Depois do descerramento inaugural da prateleira, ela proferiu palestra a novos servidores das forças coirmãs ligadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Durante a palestra, a homenageada se disse emocionada com a solenidade. “O que é uma prateleira? É algo parado, estático, apenas para olhar? É um espaço de visibilidade e de informação. E é importante que o bom conteúdo esteja ao alcance de todos e de todas, que pode estabelecer potenciais em adolescentes, jovens e adultos por um mundo sem misoginia e livre de violência”, destacou.

Maria da Penha também ressaltou ser simbólico o fato de uma instituição de ensino e de capacitação de profissionais de Segurança Pública, como a Aesp, ter essa visão no sentido de contribuir com a construção de um mundo melhor. “A nossa sociedade tem permitido que a pedagogia do ódio e da violência tenham ressonância na formação de nossas crianças e adolescentes. Precisamos interromper esse ciclo que tem discursos violentos socialmente aceitos”, complementou.

Ao se dirigir aos alunos presentes ao auditório, a ativista os conclamou a uma medida prática: “Tenham o compromisso de, no exercício profissional que lhes espera, jamais revitimizar mulher vítima de violência”.

A Prateleira Maria da Penha foi criada a partir de tratativas entre o Instituto Maria da Penha, o Primeiro Juizado da Mulher, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e esta Academia.

O diretor-geral Leonardo Barreto disse ter ficado feliz ao ouvir de Maria da Penha que o espaço estava muito bom. “Não pela questão física, mas pelas obras que lá estão. Como ela bem destacou, a nossa intenção é de que não seja um equipamento estático. Que os ensinamentos das obras possam ser difundidos ao máximo possível. Não teríamos um lugar melhor do que uma casa de ensino como essa, onde formamos e qualificamos os protetores da cidadania, para haver um espaço como esse”, ressaltou.

Leonardo Barreto também reiterou a convocação de Maria da Penha no sentido de que os profissionais de Segurança Pública sejam agentes de proteção da mulher. Ele também lembrou que a Aesp passou por mudanças oportunas para evoluir em termos de conteúdos sobre a violência contra a mulher. “Já na nossa gestão fizemos questão de atualizar matrizes curriculares, criar cursos e disciplinas que trabalhem essa questão específica”, descreveu o gestor.

Também emocionado, o diretor ressaltou o fato de que essa pauta é prioritária para o governador Elmano de Freitas, bem como para a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, em um esforço que também tem a participação fundamental do titular da SSPDS, Samuel Elânio.

O evento também teve a realização do ciclo de palestras Vozes Femininas e uma apresentação de cordel. O ciclo incluiu palestras da juíza titular do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, Rosa Mendonça; do coordenador de Educação de Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade da Seduc, José Wilson Araújo Fraga; da capitã Júlia Dantas do Copac da PMCE; do tenente-coronel José Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); da titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, delegada Gisele Oliveira Martins; da doutora em Sociologia e assessora da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Giovanna Santiago; e da Médica Perita Legista Roberta Lima Pimenta Paes de Andrade, Supervisora de Medicina Legal da PEFOCE.

Participaram da solenidade o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, delegado Sérgio Pereira; a juíza titular do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, Rosa Mendonça; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, Daciane Barreto; o coordenador da educação de Direitos Humanos , Inclusão e Acessibilidade da Secretaria da Educação do Ceará, José Wilson Araújo Fraga; a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE, coronel Asmenha Torquato; o coordenador de Gestão de Pessoas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Anderson Alves Viana. Representou a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) o coronel Ricardo Porto.