Corpo de Bombeiros resgata jacaré de 1,06 m de comprimento no município de Itaitinga

14 de março de 2024 - 13:43 # #

Ascom CBMCE - Texto e Foto

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um jacaré do tipo jacaretinga, também conhecido como jacaré-de-óculos, que foi encontrado dentro de um terreno, na BR-116, no município de Itaitinga – Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado. A ação ocorreu na tarde dessa quarta-feira (13).

Os bombeiros do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) foram acionados por operadores de uma empresa que realizava uma obra no local. A jacaretinga, de 1,06 metros de comprimento, foi encontrada com sinais de desnutrição. Conforme a 1º tenente Clélia do Rego Batista, “a jacaretinga estava desnutrida e provavelmente entrou na obra por um sistema de drenagem. Contudo, o resgate ocorreu com sucesso”, informou a comandante do socorro.

O jacaré foi resgatado e encaminhado para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), em Fortaleza, para as providências cabíveis. Ainda assim, o Cetas providenciou um termo de recebimento, formalizando o recebimento do animal, que irá passar por uma triagem.

Dicas de prevenção que a população pode adotar

Mantenha distância e observe: evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros ou órgãos de proteção ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

Evite alimentar animais silvestres: isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras; mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.

Lembre-se: animais silvestres são importantes para o equilíbrio ambiental e merecem nosso respeito.