Agentes Sociais Mais Infância participam de treinamento para fortalecimento da vacinação

16 de março de 2024 - 08:09 # # # #

Ascom SPS - Texto

Na sexta-feira (15), os agentes sociais do programa Mais Infância Ceará participaram de  treinamento promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) em colaboração com a Secretaria da Proteção Social (SPS). O evento teve como objetivo capacitar esses profissionais na identificação de crianças não vacinadas e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de vacinação dos infantes.

Durante o treinamento, os agentes sociais foram orientados sobre a importância da vacinação na primeira infância. Eles foram orientados também para combater a desinformação a respeito das vacinas e fornecer explicações às famílias sobre a importância da imunização para a saúde das crianças e da coletividade.

Segundo a coordenadora do Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, os agentes sociais desempenham um papel crucial nesse processo, especialmente ao visitar famílias residentes em locais remotos e realizar análises situacionais detalhadas. “Eles nos auxiliam desde a busca ativa dessas crianças, pois há famílias que residem em áreas de difícil acesso, e são os agentes que conseguem alcançar esses locais”, comenta.

A análise da caderneta vacinal das crianças é uma das etapas fundamentais do trabalho dos agentes sociais. As informações coletadas são repassadas para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que poderá acionar os órgãos competentes para fornecer a assistência necessária às famílias beneficiárias do programa, especialmente àquelas que residem em zonas distantes dos serviços de saúde.

Desinformação

Após o treinamento, os agentes sociais discutiram casos de enfrentamento à desinformação e foram mais bem preparados para desempenhar seus papéis na promoção da vacinação na primeira infância de modo a contribuir com o fortalecimento das políticas públicas de saúde no Ceará.

Para a psicóloga e agente social Mais Infância Renara Delfino, o treinamento sobre a imunização infantil foi de grande valia. “Nós, agentes, estamos no dia a dia das famílias. Então é importante que a gente leve informação de qualidade para elas. Esse foi um momento que, com certeza, vai afetar positivamente o nosso trabalho”. Renara atua no município de Novo Oriente atendendo 16 famílias por semana.

“A vacinação é uma das prioridades do Estado, uma de nossas metas é alcançar as taxas de imunização recomendadas pelas autoridades de saúde”, acrescenta Dagmar Soares.

Os agentes sociais do Programa Mais Infância Ceará são a ponte entre a Secretaria da Proteção Social e os municípios cearenses. Eles trabalham apoiando as prefeituras na busca ativa das famílias que recebem o auxílio do Cartão Mais Infância, garantindo que elas sejam contempladas com as políticas públicas do Estado.