Em ações distintas, PMCE realiza resgate de duas cobras no Cariri

26 de março de 2024 - 17:07 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgatou, entre domingo (24) e segunda-feira (25), uma cobra verde e uma jiboia. Os animais foram encontrados em ocorrências distintas nos municípios do Crato e em Juazeiro do Norte, ambos localizados na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. As serpentes foram encontradas em uma residência e em um estabelecimento comercial. A cobra verde, como não possuía lesões, foi solta em um ambiente de mata protegida, longe de residências. Já a jiboia, foi entregue a uma entidade não-governamental, para receber os cuidados veterinários e, posteriormente, ser solta ao seu habitat natural.

Os resgates tiveram início na tarde desse domingo (24), no município do Crato. Na ocasião, os policiais militares receberam informações acerca de uma cobra jiboia que foi encontrada dentro de um estabelecimento comercial, no bairro Alto da Penha. Chegando na localidade, o réptil foi capturado de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados pelos policiais militares, em seguida o animal foi encaminhado para a ONG BiodiverSe, onde passará por um período de triagem e depois será devolvido à natureza.

Nessa segunda-feira (25), outro resgate foi protagonizado por composições do BPMA, no município de Juazeiro do Norte. A equipe policial foi acionada para realizar o resgate de uma cobra-verde que estava dentro de uma residência, no bairro Cj Cohabece. A cobra peçonhenta foi capturada com uma pinça apropriada para cobras, de forma em que os policiais militares não se machucassem com o animal venenoso. Em seguida a serpente foi devolvida à natureza, longe de locais habitados.

Confira cinco dicas de prevenção

° Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

° Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar ou a Polícia Militar Ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

° Evite alimentar animais silvestres: Isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

° Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

° Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores