Cogerh compartilha resultados do Projeto de Capacidade de Suporte do Açude Castanhão com Agência Nacional de Águas

30 de abril de 2024 - 10:38 # # # #

Ascom Cogerh - Texto e Foto

Estudo poderá servir de modelo para açudes da União

Na última sexta-feira (26), uma comitiva da Cogerh compartilhou com a Agência Nacional de Águas (ANA) os resultados do projeto “Capacidade de Suporte do Açude Castanhão” realizado para, dentre outras funções, ajudar a desenvolver a piscicultura sustentável no açude.

A capacidade de suporte define a quantidade máxima de peixes que pode ser produzida num determinado ambiente e num período específico de tempo, sem que o reservatório atinja um estado indesejável de eutrofização.

O encontro contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas, do Ministério da Pesca, e de gestores e especialistas da Cogerh, marcando um passo importante para uma gestão hídrica mais integrada e sustentável.

“Mais do que uma simples reunião técnica, esse encontro foi um passo importante na direção de uma gestão hídrica mais integrada, colaborativa e sustentável. Reforçou a necessidade de abordagens holísticas, que considerem não apenas a capacidade de armazenamento de um reservatório, mas também as demandas das comunidades, a saúde dos ecossistemas e os imperativos do desenvolvimento econômico”, classificou o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares.

Além do diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, fizeram parte da Comitiva a Secretária-Executiva da Presidência, Débora Rios, o analista em gestão dos Recursos Hídricos da companhia, Mário Barros, o gerente de Outorga e Fiscalização da Cogerh, Marcílio Caetano, e o Gerente de Monitoramento Qualiquantitativo, Walt Disney Paulino.