Seduc reúne comitê tático para avaliar execução das estratégias e definir novas ações

10 de maio de 2024 - 13:51 # # #

Ascom Seduc - Texto e Foto

O Comitê Tático da Secretaria da Educação (Seduc) reuniu-se, na última quinta-feira (9), com o objetivo de analisar a execução do planejamento estratégico do órgão para o ano de 2024. A reunião contou com a presença de representantes de diversos setores da instituição, além dos secretários executivos Jucineide Fernandes, do Ensino Médio e Profissional; Helder Nogueira, da Equidade e Direitos Humanos; Iran da Silva, do Planejamento e Gestão Interna; e Ciza Viana, da Gestão da Rede Escolar. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

No fim do ano passado, foi construído um plano de metas e ações da Seduc para 2024. O comitê pretende, em reuniões periódicas, acompanhar o que está sendo feito e redefinir os rumos traçados, de acordo com a necessidade, como explica Jucineide Fernandes.

“O comitê tático faz parte das estratégias de planejamento que a Seduc realiza para organizar e entender, com todas as Coordenadorias e Secretarias Executivas, as necessidades das nossas escolas. Nesse comitê, observamos também qual é o nosso comprometimento com a população cearense de acordo com o Plano Plurianual (PPA) do estado. Analisamos, ainda, algumas demandas que as escolas e Regionais nos apresentaram. Assim, poderemos ajustar a rota conforme as prioridades encontradas”, observa.

O comitê tático é uma instância de deliberação que promove o espaço colaborativo com todas as áreas da Secretaria, como esclarece Helder Nogueira.

“Esse comitê cumpre o objetivo central de estabelecer a integração desses diferentes setores da nossa ‘gigante’ Seduc. É onde nós desenvolvemos, cada vez mais, o olhar para além das nossas caixinhas. É um esforço permanente e cotidiano, em busca de alinhar as nossas políticas e ações, compartilhar informações, olhar para uma estratégia comum e caminhar juntos, com foco na promoção do aprendizado com equidade para os nossos milhares de estudantes”, considera.

Iran da Silva destaca a importância do acompanhamento do PPA. “Foi feito um planejamento, no ano passado, tendo em vista os quatro anos seguintes. No comitê, pudemos ver como se monitora o PPA ao longo deste período, de modo que se possa executar o programa estratégico”, aponta.

Ciza Viana demonstra desejo em contribuir para o enriquecimento do debate. “Temos na Seduc uma equipe vitoriosa, competente, que tem construído um trabalho bonito, tornando a educação do Ceará uma referência. Apesar de ter chegado para compor a gestão há pouco tempo, nunca deixei de acompanhar as ações da Secretaria, pois fiquei muito tempo como coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Ceará, e assim podia observar todas as políticas desenvolvidas pelo órgão executivo que é a Seduc. Estamos à frente de uma secretaria executiva-meio, que tem uma importância significativa para dar as condições para que a educação aconteça nas escolas”, ressalta.